A+ / A-

Samuel Barata e Susana Godinho fazem minímos na maratona para os Jogos Olímpicos

03 dez, 2023 - 10:11 • Redação

Com este registo, passa a ser a terceira marca portuguesa de todos os tempos. Mais rápidos apenas foram António Pinto (2.06.36) e Carlos Lopes (2.07.12).

A+ / A-

Os atletas Samuel Barata e Sunana Godinho conseguiram, na manhã de domingo, marcas que lhes permitem poder estar na competição da maratona olímpica, em Paris.

Samuel fez a marca olímpica na maratona de Valência, a qual acabou na 22.ª posição. O apuramento ainda tem de ser confirmado em junho, uma vez que há atletas que entram na competição por "ranking" e outros através da marca.

Mas Samuel Barata conseguiu os mínimos para Paris 2024, ao bater a sua melhor marca pessoal por mais de dois minutos e meio. Fez 2h07m40s e os mínimos são 2h08m10s.

O português ficou a quase seis minutos de distância de Sisay Lemma, etíope de 32 anos, que correu a distância em 2h01m48s.

No setor feminino, Susana Godinho, fechou a prova dos 42,195 quilómetros em 2h25m35s, numa prova em que conseguiu manter uma cadência muito regular.

A atleta do RD Águeda, que acabou em 24.º, bate a sua melhor marca por mais de três minutos. A anterior era de 2h28m56s. O registo faz com que passe a ser a oitava melhor portuguesa de sempre.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+