A+ / A-

Ana Catarina Mendes

Mundial 2030. Governo anuncia "mais de uma dezena de jogos" em Portugal

24 out, 2023 - 13:11 • Manuela Pires , Eduardo Soares da Silva

Ministra com a pasta do Desporto afirma que "ainda é cedo" para falar de custos. Mundial 2030 terá um total de 104 partidas e passará por seis países em três continentes.

A+ / A-

O Mundial 2030 terá "mais de uma dezena de jogos" realizados em Portugal. A prova terá 104 jogos e será realizada em Espanha, Portugal e Marrocos, ainda com passagem pela Argentina, Uruguai e Paraguai.

A estimativa do número de jogos foi dada pelo Governo através de Ana Catarina Mendes, ministra dos Assuntos Parlamentares, que tem a pasta do Desporto, ouvida no parlamento a pedido da Iniciativa Liberal. Fora de hipótese está a construção de novos estádios.

"Participaremos com três estádios, os únicos que cumprem os requisitos mínimos da FIFA: Luz, Dragão e Alvalade. Serão disputados mais de uma dezena de jogos. Não haverá construção de novos estádios, nunca esteve como hipótese", disse.

Sem estádios novos, a ministra garante que não haverá derrapagens.

"A questão do papão da derrapagem não se coloca. Estádio da Luz, Alvalade e Dragão estarão ao serviço do Mundial 2030. Recolhem os critérios impostos", atira.

Questionada sobre os custos da participação portuguesa, Ana Catarina Mendes acredita ainda "é cedo para falar sobre esse tema".

"Não sabemos a realidade daqui a sete anos. Sei que quer o Estado português, quer a FPF, estarão envolvidos no melhor Mundial de sempre. O centenário do primeiro Mundial", atira.

A ministra afirmou que é necessário fazer um novo estudo sobre o impacto do Mundial, porque o primeiro ficou desatualizado desde que Marrocos, Argentina, Uruguai e Paraguai se juntaram à candidatura.

Na Comissão Parlamentar de Educação, Cultura e Desporto, a ministra deixou ainda a garantia que o Mundial vai ser um sucesso e vai ter um impacto positivo na economia do país: "Antecipo que o impacto será positivo no PIB, vai criar postos de trabalho e gerará receita fiscal. Basta pensar no número de eventos desportivos nacionais que vão decorrer no país e o que vem como mais-valia."

Portugal e Marrocos apresentam uma carta de intenções com as obrigações e responsabilidades de cada um no Mundial 2030 até ao dia 30 de outubro.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    24 out, 2023 PORTUGAL 13:50
    O impacto será positivo " gerará RECEITA FISCAL ". Estes Governantes devem, viver, pensar e sonhar SÓ com a receita fiscal. Um dia, um indivíduo, foi ao médico porque via mulheres nuas. Sentado na cadeira em frente ao médico, olhou para a estante e disse: doutor olhe alí uma mulher nua vista de costas. O médico olhou e disse: oh homem aquilo é uma pêra em porcelana. O médico sai do consultório e vai com o doente para a varanda. Estava a chover miudinho e na rua passava um carro com o limpa para brisas a funcionar. O doente diz ao médico: olhe doutor aquelas escovas. Imagine uma mulher nua e eu, sendo escovas, a beijar as " mamocas ". O médico perante aquele cenário receitou, sabão azul para o doente LAVAR OS OLHOS. Estes Governantes precisam de LAVAR o cérebro senão levam-nos TUDO.

Destaques V+