Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19

António Costa: "É evidente que antes da próxima época não haverá adeptos nos estádios"

15 abr, 2021 - 19:26 • Inês Braga Sampaio

Terceira fase de desconfinamento permite eventos exteriores com cinco pessoas por 100 metros quadrados. Porém, para o primeiro-ministro, o desporto é questão "resolvida e clara".

A+ / A-

António Costa anunciou, esta quinta-feira, que os adeptos não deverão voltar aos estádios de futebol antes da próxima temporada.

Na conferência de imprensa de divulgação das regras da terceira fase de desconfinamento, o primeiro-ministro foi questionado, pela Renascença, sobre o eventual regresso do público aos jogos de futebol.

"Creio que é evidente que antes da próxima época, seguramente, não haverá adeptos nos estádios. Creio que isso é uma questão que está resolvida e clara", respondeu António Costa, esta quinta-feira.

O primeiro-ministro tinha dito que, a partir de segunda-feira, os eventos exteriores, "salvo indicação particular da Direção-Geral de Saúde", poderiam ter lugar com um máximo de cinco pessoas por 100 metros quadrados. Contudo, a interpretação não se estende ao desporto.

De acordo com o plano original de desconfinamento, a 3 de maio passará a ser autorizada a realização de "grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação". Se isso significasse o regresso do público aos estádios de futebol, as quatro últimas jornadas da I Liga já poderiam ser realizadas com adeptos nas bancadas. No entanto, pelo que disse António Costa, a medida não se aplica aos eventos desportivos.

Uma temporada inteira sem adeptos


Os adeptos têm estado longe das bancadas desde março de 2020, quando foi suspensa toda a prática de desporto em Portugal, incluindo o futebol profissional, com a entrada em vigor do primeiro estado de emergência.

Na Região Autónoma dos Açores, chegou a haver eventos desportivos, nomeadamente jogos do Santa Clara, com público, contudo tal não se repetia no continente, nem na Madeira. Em outubro, houve três jogos-piloto e dois desafios da seleção portuguesa de futebol com presença de adeptos, como teste, e o FC Porto recebeu público num encontro da Liga dos Campeões. Porém, a segunda vaga da pandemia do novo coronavírus deitou quaisquer planos de retoma da assistência por terra.

A 27 de fevereiro e 13 de março, o Santa Clara recebeu Paços de Ferreira e Portimonense, respetivamente, com adeptos nas bancadas, em virtude das medidas impostas nos Açores. Foi a primeira e última vez que se viu tal coisa em 2021. Quando o número de casos de Covid-19 no arquipélago voltou a crescer, o Estádio São Miguel voltou a estar fechado ao público.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+