A+ / A-

Covid-19

​Holanda fecha época sem campeão, promoções ou descidas de divisão

24 abr, 2020 - 18:46 • Lusa

O Ajax, primeiro colocado, entrará diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões 2020/2021, enquanto o AZ Alkmaar, segundo, terá de disputar a pré-eliminatória da prova 'milionária'.

A+ / A-

Veja também:


A edição 2019/2020 do campeonato holandês foi oficialmente encerrada, devido à pandemia de covid-19, não tendo sido atribuído o título de campeão, subidas e descidas, anunciou esta sexta-feira a Real Federação Holandesa de Futebol (KNVB) em comunicado.

Após uma reunião com os 34 clubes da I e II ligas dos Países Baixos, foi decidido terminar os dois primeiros escalões, pelo que este é o primeiro país europeu a concluir oficialmente a época. No início deste mês, a Bélgica manifestou a intenção de encerrar o campeonato, mas acabou por voltar atrás na decisão.

Ajax e AZ, ambos com 56 pontos, dividiam a liderança da 'Eredivisie', quando a competição foi suspensa, no mês passado, estavam decorridas 26 jornadas. Contudo, a formação de Amesterdão tinha vantagem na diferença de golos sobre o conjunto de Alkmaar, o primeiro critério de desempate na competição.

Por outro lado, o RKC Waalwijk, último classificado, manter-se-á no primeiro escalão, tal como ADO Den Haag e Fortuna Sittard, que ocupavam o penúltimo e o antepenúltimo lugares, respetivamente, em zona de 'play-off' de despromoção.

Na reunião de hoje, foram igualmente atribuídas as vagas para as competições europeias da próxima temporada, com base na classificação à data da interrupção.

Assim sendo, o Ajax, primeiro colocado, entrará diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões 2020/21, enquanto o AZ Alkmaar, segundo, terá de disputar a pré-eliminatória da prova 'milionária'.

Feyenoord, terceiro classificado, PSV, quarto, e Willem II, quinto, vão disputar as pré-eliminatórias da Liga Europa.

O Utrecht, que iria disputar a final da Taça dos Países Baixos - também cancelada - diante do Feyenoord, acabou por ser prejudicado com esta decisão, uma vez que ainda poderia entrar na Liga Europa, caso vencesse o troféu, além de ser sexto colocado, a três pontos do Willem II e com menos um jogo.

Na terça-feira, a Real Federação Holandesa de Futebol (KNVB) já tinha anunciado a intenção de cancelar o campeonato principal, depois de o governo dos Países Baixos ter prolongado a proibição de eventos públicos, incluindo jogos de futebol à porta fechada, até 01 setembro, devido à pandemia de covid-19.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 720 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+