32,08%
8 Deputados
31,11%
7 Deputados
9,79%
2 Deputados
9,07%
2 Deputados
4,26%
1 Deputados
4,12%
1 Deputados
3,76%
0 Deputados
1,22%
0 Deputados
2,62%
0 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 63,48%
  • Votos Nulos: 0,77%
  • Votos em Branco: 1,20%

A+ / A-

Serie A

Seis clubes do mesmo país na Champions? O calcio está na moda e aponta a mira a façanha inédita

19 abr, 2024 - 17:00 • Eduardo Soares da Silva

Serie A já confirmou uma quinta vaga na próxima e renovada edição da Liga dos Campeões. No entanto, uma vitória da Atalanta na Liga Europa pode aumentar a lista de clubes italianos na prova.

A+ / A-

A vitória da Fiorentina, na última noite, frente ao Viktor Plzen e consequente apuramento para as meias-finais da Liga Conferência confirmou uma vaga adicional na Liga dos Campeões à Serie A, o campeonato italiano. No entanto, há ainda uma possibilidade de seis clubes do país disputarem a liga milionária na próxima época.

A remodelação da Liga dos Campeões para uma competição de 36 equipas trouxe a novidade de duas das vagas serem atribuídas mediante a performance das nações nas temporadas anteriores.

A Serie A liderou a lista do coefeciente após uma temporada de excelência das equipas nas provas europeias, mas não tanto ao mais alto nível. Lazio, Inter de Milão e Nápoles não foram além dos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas não faltaram pontos somados nas restantes competições.

Na Liga Europa, Roma e Atalanta estão nas meias-finais. No caso do clube agora orientado por De Rossi, foi às custas do AC Milan, que ficou para trás, apesar da longa e também frutífera campanha até esta fase da prova.

Foto: Michele Maraviglia/EPA
Foto: Michele Maraviglia/EPA
Foto: Claudio Giovannini/EPA
Foto: Claudio Giovannini/EPA
Foto: EPA
Foto: EPA

Já na Liga Conferência, a Fiorentina continua a somar pontos. Foi finalista vencido na época passada, frente ao West Ham, e repete presença na meia-final.

A confirmação da vaga adicional na Liga dos Campeões chegou na última noite com a combinação do bom desfecho para os clubes italianos e da semana para esquecer dos clubes ingleses. Resta apenas o Aston Villa na Liga Conferência. Manchester City, Arsenal, na Liga dos Campeões, e Liverpool, na Liga Europa, foram eliminados.

Ainda a seis jornadas do fim, é a Roma que ocupa o 5.º lugar da Serie A e pode ser o grande beneficiário da vaga adicional, um lugar que luta com a Atalanta.

O clube de Bérgamo tem, ainda assim, uma outra via para a Liga dos Campeões. A equipa de Gian Piero Gasperini surpreendeu ao eliminar - com grande estrondo - o Liverpool e está ainda na contenda pela conquista da Liga Europa, título que daria uma vaga automática para a maior prova de competições da Europa.

Nesse cenário, Inter de Milão, AC Milan, Juventus, Bolonha, Roma e Atalanta marcariam presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+