23 fev, 2024 - 11:22 • Hugo Tavares da Silva
Com o SC Braga pelo caminho, após desaire angustiante no Azerbaijão, souberam-se esta sexta-feira os adversários de Benfica e Sporting, nos oitavos da Liga Europa: Rangers e Atalanta.
O Benfica, que pouco encantou no play-off contra o Toulouse, vai defrontar o Rangers, livrando-se assim dos outros cabeças de série – Brighton, Bayer Leverkusen, Liverpool, Atalanta, Slavia Praga e Villarreal.
Os escoceses, que agora contam com Fábio Silva, ganharam o Grupo C, à frente de Sparta de Praga, Betis e Aris Limassol. No passado recente, em 2020/21, o Rangers ganhou o grupo do Benfica nesta mesma competição.
Já o Sporting, que também não é cabeça de série e bateu o Young Boys no play-off, vai olhar nos olhos a Atalanta, outra vez, evitando desta forma Brighton, Bayer Leverkusen, Liverpool, Slavia Praga e Villarreal.
A Atalanta ganhou o grupo do Sporting, com mais três pontos do que os lisboetas. No confronto direto, italianos venceram em Lisboa (2-1) e empataram em Bérgamo.
Haverá um detalhe diferente no que toca ao calendário: enquanto o Benfica vai jogar a primeira mão no dia 7, tal como se vai verificar em quase todas as outras eliminatórias, o Sporting joga dois dias antes, dia 5, para os adeptos das equipas da casa e visitantes não coabitarem em Lisboa. Os encarnados têm prioridade nesta história porque são campeões nacionais.
O Benfica caiu da Liga dos Campeões para a Liga Europa, depois de somar quatro derrotas e um empate em seis jogos contra Real Sociedad, Inter e Red Bull Salzburg.
Foi então necessário competir no tal play-off da Liga Europa, onde teve pela frente o competitivo Toulouse, treinado pelo espanhol Carles Martínez. Valeu à equipa de Roger Schmidt os dois penáltis de Ángel di María, na Luz, na primeira mão. Em França, o marcador não saiu do 0-0.
O Sporting ficou atrás da Atalanta no Grupo D da Liga Europa, por isso teve de fazer este exame de acesso aos oitavos de final do torneio. O Young Boys e o seu sintético eram os rivais. Um 3-1 em Berna, elucidativo da capacidade desta equipa em sofrer pouco, e um desperdício alarmante em Alvalade foram o suficiente para os leões seguirem em frente.
O outro representante na prova era o SC Braga, que saiu da Liga dos Campeões com alguma naturalidade, pois os rivais apurados foram Real Madrid e Nápoles. Fica a nota da superioridade perante o União de Berlim. No play-off, surpreendentemente, a boa equipa minhota, com alguns problemas defensivos já identificados há muito, caiu perante o Qarabag do Azerbaijão.
Sparta-Liverpool
Marselha-Villarreal
Roma-Brighton
Benfica-Rangers
Friburgo-West Ham
Sporting-Atalanta
Milan-Slavia
Qarabag-Leverkusen