Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Morreu Roberto Dinamite, ídolo do Vasco da Gama e goleador histórico do Brasileirão

08 jan, 2023 - 16:44 • Redação com Lusa

Antigo jogador morreu aos 68 anos, vítima de doença prolongada. Dinamite marcou 708 golos pelo Vasco da Gama.

A+ / A-
Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Reuters
Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Reuters
Foto: Jorge Rodrigues/AGIF/Reuters
Foto: Jorge Rodrigues/AGIF/Reuters
Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Reuters
Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Reuters

O antigo internacional brasileiro Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco da Game e goleador histórico do Vasco da Gama, morreu, este domingo, aos 68 anos, na sequência de um cancro nos intestinos.

“O Vasco da Gama comunica com inestimável pesar o falecimento do maior ídolo da história do clube, Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, aos 68 anos (…)”, indica o Vasco da Gama, no site oficial.

Roberto Dinamite realizou quase toda a carreira de jogador no emblema vascaíno, onde se formou. Teve breves passagens pelo Barcelona, em 1980, pela Portuguesa, em 1989, e pelo Campo Grande, em 1991.

De resto, o avançado teve todo o seu percurso ligado ao Vasco da Gama, primeiro na formação, depois nos seniores, de 1971 a 1980, de 1980 a 1989, em 1990, e, novamente, em 1992. Foi duas vezes campeão brasileiro e chegou também a ser eleito presidente pelo clube.

Roberto Dinamite marcou 708 golos em 1.110 jogos pelo Vasco da Gama. Foi o maior goleador da história do Brasileirão, com 190 golos.

Na seleção brasileira, Dinamite contabilizou 47 internacionalizações e marcou 26 golos. Foi convocado para os Mundiais de 1978 e 1982, mas jogou apenas no primeiro.

No dia 28 de abril de 2022, duas semanas depois do seu aniversário, Roberto Dinamite foi homenageado com a inauguração de uma estátua no estádio do Vasco da Gama.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+