Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Laporta

Barcelona vai processar antiga direção. "Há pagamentos falsos e outros sem motivo"

01 fev, 2022 - 11:23 • Redação

Presidente Laporta diz que auditoria interna encontrou pagamentos muito questionáveis e levou os resultados até ao Ministério Público.

A+ / A-

O Barcelona vai agir judicialmente contra a antiga direção de Josep Maria Bartomeu, depois de uma auditoria interna que descobriu o que a atual liderança do clube considera ser "as ações que levaram o clube à ruína".

Em conferência de imprensa, o presidente Joan Laporta diz que "há pagamentos sem razão, pagamentos por motivos falsos e pagamentos em quantidades que são desfasadas da realidade".

"Já sabíamos disto em março, investigámos e descobrimos coisas muito questionáveis. A agência que fez o trabalho encontrou pagamentos questionáveis e já contactamos a justiça para defender os interesses do Barcelona. Todos têm o direito de saber as ações que levaram o clube à ruína", disse.

O dirigente, que voltou à liderança do clube em 2021 depois de uma primeira passagem entre 2003 e 2010, deixa as decisões para o Ministério Público: "Não sou polícia nem juiz. Simplesmente cumprimos com a nossa obrigação. Queremos encerrar esta página negra da nossa história".

Eduardo Romeu, o vice-presidente que trata das finanças do clube, diz que "quando a direção assumiu, não havia dinheiro para pagar salários".

"O clube perdeu 600 milhões de euros em dois anos, e só 135 milhões correspondem às consequências da pandemia. Conseguimos tornar esta dívida de curto para longo prazo. A folha salarial é fundamental, estavamos 40% acima do limite e era insustentável. Já conseguimos poupar 159 milhões em salários", explica.

Jaime Campaner, advogado especializado em finanças, diz que "depois do que foi encontrado, não há dúvida que temos de ir a tribunal".

"As conclusão têm lastro criminal. Levamos os factos até ao Ministério Público, podemos estar perante um complexo crime económico. Não se trata de ser a antiga direção, mas temos de levar a sério os factos e temos as provas, não são só palavras. Falamos de milhões de euros, pagamentos a intermediários sem justificação, comissões até 33%. Há uma empresa que só funciona para receber comissões do Barcelona", termina.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+