Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FIFA assume posição de força contra criação de uma Superliga Europeia

21 jan, 2021 - 12:33 • Redação

Qualquer jogador ou clube que participe numa competição fechada a alguns clubes ficará impedido de disputar provas organizadas pela FIFA e pelas seis confederações.

A+ / A-

A FIFA garante, em comunicado, que jamais irá sancionar uma competição como a Superliga Europeia, que alguns dos maiores clubes da UEFA têm projetado como possibilidade para angariar maiores receitas.

Gianni Infantino, presidente da FIFA, e os presidentes das seis confederações de futebol assinam o comunicado em que está lavrada a garantia de que "qualquer clube ou jogador envolvido numa competição dessas não será autorizado a participar em competições organizadas pela FIFA ou pela respetiva confederação".

A criação de uma competição fechada a clubes pré-selecionados coloca em causa os princípios consagrados nos estatutos daqueles organismos.

"Os princípios universais do mérito desportivo, da solidariedade, promoções e despromoções, subsidiariedade são a base da pirâmide do futebol que garante o seu sucesso global e estão consagrados nos estatutos da FIFA e das confederações. O futebol tem uma história longa de sucesso graças a esses princípios. O direito à participação em competições mundiais ou continentais deve ser sempre conquistado em campo", reforçam os responsáveis da FIFA e das seis confederações.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, já haviam manifestado oposição à criação de uma Superliga Europeia, projeto agora visado pela FIFA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+