Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Euro 2020

Fernando Santos põe a calculadora de lado. "Só dependemos de nós"

22 jun, 2021 - 13:31 • Redação

O selecionador diz que a solução para bater a França passa por igualar o adversário na intensidade. O jogo entre campeões da Europa e do mundo é esta quarta-feira às 20h00, em Budapeste.

A+ / A-

Fernando Santos recusa olhar para as contas que podem dar apuramento a Portugal para os oitavos de final do Campeonato da Europa, porque, sublinha, "só dependemos de nós".

Os resultados de segunda-feira abriram o cenário de qualificação para a próxima fase, mesmo em caso de uma derrota com a França, sendo para isso necessário também que a Hungria não vença a Alemanha.

O selecionador começa mesmo por aí, numa avaliação ao que os húngaros ainda podem fazer para concluir que Portugal tem de pensar apenas que depende apenas daquilo que pode fazer frente à França.

"Não podemos esquecer a Hungria, porque seria esquecer o jogo que fizeram com o campeão do mundo [empate a um com a França]. Não podemos fazer contas.Sabemos que só dependemos de nós, mas já sabíamos antes dos resultados de ontem [segunda-feira]", sublinha o treinador, em conferência de imprensa.

"Mais intensidade"

A derrota com a Alemanha foi assunto durante a conversa com o selecionador e foi tema bem debatido nos últimos dias no balneário. Fernando Santos identificou os problemas e os jogadores já sabem que será necessário fazer um jogo "mais intenso" para recuperar daquela partida e bater a França.

"Quero mais intensidade de jogo, que todos nós queremos. Temos de encontrar o equilíbrio necessário de um campeão Europa. Se estivemos concentrados, se equilibrarmos a nível de intensidade, quando tivermos bola e sairmos a jogar, vamos obrigar o adversário a desgastar-se. Temos de defender bem e atacar bem", resume.

No treino, explica o técnico, "não dá para melhorar intensidade e agressividade", mas, ressalva, para que tal aconteça é necessário ter os jogadores frescos. O trabalho, nestes dias, passou muito por "recuperar os jogadores" física e mentalmente.

A intensidade tem de ser colocada dentro do campo. Fizemos a introspeção, analisámos o jogo [com a Alemanha] e todos concluímos que a matriz de Portugal não esteve em campo. Houve vontade, mas faltou mais qualquer coisa. Todos temos noção de que alguma coisa não correu bem. Só com a Hungria tínhamos sofrido três golos [em 58 jogos", recorda.

Há uma segurança que Fernando Santos garante que é a de ter jogadores "experientes, que estão habituados a reagir, porque jogam ao mais alto nível, ao domingo e à quarta".

"Talvez vá mudar todos"

O selecionador já disse, em conversa com os jornalista em Budapeste, que vai promover alterações no 11 inicial, esclarecendo que o fará, sobretudo, por uma questão física, de desgaste de algumas unidades e não por castigo, devido a qualquer erro.

Questionado sobre o tema, o treinador começou por brincar, afirmando que "talvez vá mudar todos". Mais a sério, reforçou que "há momentos, até pelo cansaço natural de jogar com 34ºC, que é necessário mudar".

Será com uma equipa com algumas diferenças, em relação à que alinhou de início com Hungria e Alemanha, mas com a matriz de sempre, que não esteve presente em todos os momentos no jogo com os germânicos.

A França é um adversário bem conhecido de Portugal e Fernando Santos reconhece que os jogos recentes, para a Liga das Nações, entre as duas seleções foram a base de trabalho para o desafio desta quarta-feira.

Os gauleses não contam com Dembelé, do Barcelona, por lesão, e a seleção nacional não contará com Nuno Mendes, ainda a recuperar dos problemas físicos que o têm afastado do trabalho. João Félix volta a ser opção.

O Portugal-França, decisivo para Portugal nas contas do apuramento para os oitavos de final do Euro 2020, acontece esta quarta-feira, às 20h00, em Budapeste. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Gonçalves
    22 jun, 2021 Berlin 13:02
    Já me decidi, se o William Carvalho estiver no 11 inicial não vou ver o jogo porque perdemos de certeza.

Destaques V+