Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nélson

Finalista do Europeu sub-21 em 1994 diz que esta pode ser a melhor geração de sempre

04 jun, 2021 - 12:45 • Pedro Castro Alves

Nélson lembra a final do Euro sub-21 de 1994. O antigo internacional português deixa elogios à seleção de Rui Jorge e acredita que a final de domingo vai ser tão difícil para a Alemanha como “para os nossos”.

A+ / A-

Nélson, finalista do Europeu de sub-21 em 1994, confessa que esta geração portuguesa, que venceu os europeus de sub-17 e sub-19, se pode tornar numa das melhores de sempre, caso vença a final de domingo frente à Alemanha.

Para o ex-jogador, a seleção comandada por Rui Jorge tem um “trajeto assinalável” e uma geração que consegue “chegar às finais e vencê-las” terá de “ficar para a imortalidade”. Esta será a terceira que uma seleção portuguesa de sub-21 chega à final do Europeu da categoria. Nas duas vezes anteriores, Portugal acabou por sair derrotado.

“Portugal será tanto mais forte, em termos dos A, quanto melhores forem as equipas dos escalões inferiores. Portanto, augura um bom futuro”, confessa em Bola Branca.

Nélson deixa elogios ao trabalho do selecionador Rui Jorge, que tem tido “um grupo fantástico” e produzido um futebol “que tem cativado toda a gente”.

“Quando se tem ovos, consegue-se fazer omeletes. É isso que tem conseguido o Rui Jorge”, diz, em entrevista à Renascença.

Portugal defronta a Alemanha na final do Europeu de sub-21 no domingo, em Ljubljana, na Eslovénia. Para o antigo internacional português, será um jogo difícil e em que o importante é vencer, sendo irrelevante “chutar uma vez ou chutar muitas vezes”.

“No primeiro Europeu em que fomos à final, em 94, não merecíamos perder contra a Itália, mas perdemos no golo de ouro”, lembra.

Nesse sentido, “nem sempre o melhor vence” e, sendo um jogo difícil, há que aproveitar o bom momento que vem dos jogos anteriores e esta “pontinha de sorte que teve contra Espanha”.

A seleção nacional de sub-21 eliminou a seleção espanhola, detentora do título, depois de uma vitória por 1-0, com um autogolo a favor.

Para Nélson, Portugal fez uma primeira parte em que se “exibiu muito bem”, mas entrou muito mal no segundo tempo. Ainda assim, “os campeões são aqueles que vencem no final”.

Nélson representou o Sporting durante cinco temporadas, entre 1991 e 1996, tendo jogado no Porto quatro épocas, entre 1998 e 2002. Pelo meio, esteve dois anos em Inglaterra, ao serviço do Aston Villa. O antigo defesa direito representou ainda a seleção A em 10 ocasiões.

A final do Campeonato da Europa de sub-21, entre Portugal e Alemanha, está marcada para domingo, às 20h00, em Ljubljana, na Eslovénia. O jogo tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+