Tempo
|
A+ / A-

Benfica confirma Rui Costa no lugar de Luís Filipe Vieira

09 jul, 2021 - 19:14 • Redação

Primeiro "vice" de Vieira assume a liderança da SAD e do clube perante a suspensão de funções do presidente do Benfica, devido à operação "cartão vermelho" que investiga factos suscetíveis de configurar “crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento”.

A+ / A-

O Benfica confirmou, esta sexta-feira, que Rui Costa assume a presidência da SAD e do clube, tal como Bola Branca avançara na quinta-feira, durante a suspensão de funções de Luís Filipe Vieira.

Em comunicado oficial, o Benfica revela que a nomeação do vice-presidente "tem o apoio unânime dos membros da direção" do clube.

Rui Costa, primeiro vice-presidente, assume, "com efeitos imediatos", a presidência do Benfica, nos termos da alínea a) do número 3 do artigo 61 dos estatutos do clube, depois de Vieira ter suspendido funções, na sequência da sua detenção no âmbito da operação "cartão vermelho".

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD do Benfica confirma, com "efeitos imediatos e por prazo indeterminado", a suspensão de "todos os poderes, direitos e deveres" de Vieira, a pedido do próprio, "tendo em consideração que se encontra em curso um inquérito no âmbito de uma investigação criminal que o envolve e no contexto da qual foi detido".

O Conselho de Administração da SAD também passa a ser liderado por Rui Costa, mantendo o organismo "todas as suas atribuições e competências nos termos previstos na lei e nos estatutos".

Vieira é um de quatro detidos

Luís Filipe Vieira foi detido, na quarta-feira, após buscas, por suspeitas de crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento de capitais. O presidente do Benfica passou as últimas duas noites detido e será presente a primeiro interrogatório judicial, para conhecer as medidas de coação aplicadas.

No mesmo processo foram também detidos Tiago Vieira, filho do presidente do Benfica, o agente de futebol Bruno Macedo e o empresário José António dos Santos, conhecido como “o rei dos frangos”.

Segundo o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), os quatro detidos são suspeitos de estarem envolvidos em “negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades”. O risco de fuga ditou as detenções.

Em causa estão “factos ocorridos, essencialmente, a partir de 2014 e até ao presente”, suscetíveis de configurar “crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+