Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas 2024

Livre. Tentação de ser "fiel da balança" provoca discussão à esquerda

01 mar, 2024 - 09:32 • André Rodrigues

O caso forçou a assessoria de imprensa do Livre a esclarecer que essa disponibilidade para dialogar com direita só será possível em matérias que exijam consensos alargados.

A+ / A-

Depois de quatro dias mais discretos, eis que Rui Tavares lançou uma polémica e tudo por causa de uma declaração que sugeriu uma aproximação à “direita democrática”.

Foi esta quinta-feira, durante uma ação de campanha em Odemira. O coordenador do Livre surpreendeu ao admitir dialogar com a AD, o que motivou ondas de choque, sobretudo junto do Bloco de Esquerda, que aproveitou o comício da noite para criticar o líder partidário que já integrou as fileiras bloquistas.

O caso forçou a assessoria de imprensa do Livre a esclarecer que essa disponibilidade para dialogar com direita só será possível em matérias que exijam consensos alargados como, por exemplo, uma revisão constitucional.

Entendimentos à direita para uma solução de Governo estão mesmo fora de questão.

Isso mesmo foi reforçado pelo candidato numa publicação na rede social X (antigo Twitter): "Se houver governo à esquerda, o Livre é parte da solução. Se houver governo à direita, o Livre é parte da oposição".

Rui Tavares a procurar esvaziar a polémica numa campanha até aqui discreta, muito focada com ações na zona de Lisboa, onde termina esta primeira semana de campanha.

Esta sexta-feira, o coordenador do Livre visita uma creche, sinalizando as preocupações sociais que têm dominado a campanha do Livre que, noutras dimensões, elegeu o ambiente, a mobilidade e o desenvolvimento da investigação e do conhecimento como bandeiras de uma campanha que, ao contrário de outros partidos, tem muito poucas ações no período da noite.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+