A+ / A-

Eleições legislativas 2024

IL quer mais comboios e hospitais privados em "casa"

02 mar, 2024 - 00:42 • Filipa Ribeiro

No primeiro jantar-comício da campanha oficial, Rui Rocha criticou a nacionalização da TAP, classificou-se como um "lesado da CP" e fez várias promessas para o Minho.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Iniciativa Liberal (IL) diz que é um "lesado da CP". Em Braga, no primeiro jantar-comício da campanha para as eleições legislativas, Rui Rocha contou que usou o comboio para ir a Braga ao fim de semana, para estar com a família. "Nunca sabia a que horas chegava, mas pior que isso, nem sequer sabia a que horas partia", disse.

Com criticas à gestão do PS no setor da ferrovia, o líder da IL começou a lançar cartas às cerca de 100 pessoas na sala. "Que fique claro, os problemas de mobilidade da região resolvem-se com ferrovia ligando o quadrilátero: Famalicão, Braga, Barcelos e Guimarães", disse.

Mas o discurso sobre transportes começou com criticas ao investimento feito na companhia aérea portuguesa. "O aeroporto que serve esta região é o aeroporto Francisco Sá Carneiro. O que seria o aeroporto do Porto sem a TAP seria exatamente igual, com uma diferença pequena que ´e o dinheiro que nos falta no bolso", disse.

Na saúde, e ainda focado em Braga, voltou a defender uma parceria público-privada para o hospital da cidade. "O Partido Socialista e os seus parceiros, Bloco de Esquerda e PCP, não descansaram enquanto não reverteram a parceria público-privada. As consequências são evidentes. O serviço piorou e os utentes estão pior", começou por defender o líder da Iniciativa Liberal.

Rui Rocha prometeu retomar essa parceria e mais. "Haverá um novo hospital em Barcelos, que sirva as populações, independentemente de ser de gestão pública ou privada", afirmou.

Contou ainda uma história sobre um casal de Marco de Canaveses que foi ter a filha a 160 quilómetros de distância, em Coimbra, para criticar o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Para as famílias foi ainda acenada a promessa do cheque creche no valor de 480 euros.

Recordado ainda pelo presidente da Iniciativa Liberal foi a constituição de um circulo eleitoral de compensação. "Quantos mais votos temos que deitar ao lixo?", questionou, prometendo que a IL quer levar a medida para a frente.

A Iniciativa Liberal reuniu apoiantes para um jantar ao sexto dia de campanha. O local escolhido foi a cidade de Braga a quem Rui Rocha apelida de "casa" e círculo eleitoral onde é cabeça-de-lista.

As eleições legislativas antecipadas estão marcadas para 10 de março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+