Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Legislativas 2024

CDU. Bastante rua, novo líder e em busca de resultados antigos

01 mar, 2024 - 09:10 • Cristina Nascimento

Paulo Raimundo não abre muito a porta a cenários políticos. O mote está mais virado para a necessidade de reforço da votação na CDU. O resto são contas que se fazem depois.

A+ / A-

Esta é a campanha do duplo desafio para o PCP. Por um lado, é o primeiro grande desafio eleitoral do novo líder, por outro lado – e o mais importante -, como vai sair a representação parlamentar da CDU. Com meia campanha oficial feita, na comitiva, o discurso é sempre positivo. Paulo Raimundo e outros dirigentes afirmam, com vigor, que estão “a crescer”, que o resultado está “em construção” e lembram que as sondagens muitas vezes já erraram.

Enquanto sublinham, e assim se verifica, que o acolhimento nas ruas é favorável, reconhecem que nem sempre a simpatia se traduz em votos. Por isso, asseguram que o mais importante são os contactos que vão sendo feitos e recordam que há mais campanha da CDU nas ruas do que aquela que os jornalistas veem.

Do lado dos parceiros de coligação, esta semana a Renascença falou com Heloísa Apolónia, do partido ecologista “Os Verdes”. Heloísa explicava que, em 2022, muitos votantes terão deixado a CDU por não terem compreendido a abstenção no Orçamento de 2021. No entanto, assegura, agora essas pessoas dizem que já compreendem as razões para essa abstenção e que nestas eleições voltarão a colocar a cruz na foice e no martelo com o girassol ao lado.

Quanto a Paulo Raimundo, o novo líder tem-se revelado de conversa fácil e elástica, que, ao mesmo tempo que ouve as queixas das pessoas que o abordam, faz uma ponte com os jornalistas que o acompanham e uma ligação aos discursos que vai proferindo. A prioridade é exigir valorização dos salários dos trabalhadores, maior desenvolvimento da saúde e da escola pública. Há também os ataques à direita, de forma indiscriminada juntando PSD, CDS, Chega e Iniciativa Liberal no mesmo saco. À esquerda, o PS é o alvo mais recorrente, afirmando que quanto maior é a votação no PS, mais à direita os socialistas governam.

Paulo Raimundo não abre muito a porta a cenários políticos. O mote está mais virado para a necessidade de reforço da votação na CDU, o objetivo traçado é duplicar os seis deputados que conseguiram em 2022, regressando a números alcançados em 2019. O resto são contas que se fazem depois.

O programa desta primeira semana de campanha passou sobretudo por contactos com trabalhadores, alguns almoços ou jantares e alguma rua – arruadas de curtas distâncias e pelo menos um comício diário. Para a semana o programa intensifica-se, sobretudo ao nível das arruadas.

Última nota: nesta campanha quase todas as iniciativas terminam ao som de duas trilhas, primeiro a “Grândola”, depois o hino nacional. É uma campanha virada para a memória de abril que tem feito ouvir com força “fascismo nunca mais”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio José Marti
    01 mar, 2024 Lisboa 12:17
    A CDU tem de assumir que cavou a sua própria sepultura ao ter aceite sido muleta do PS, pois basta comparar as multidões que o PCP movimentou nos tempos de Álvaro Cunhal e os que movimenta atualmente, será que nem copiar sabem ou só copiam o que não devem copiar? Enquanto os problemas nacionais que há muito se verificam não foram trazidos para as suas manifestações e comícios, tais como: 1 Que todo o trabalhador se possa aposentar sem ser penalizado desde que tenha 40 anos de desconto, o que já tendo falado nada fizeram para que passasse a lei. 2- Para que seja devolvido aos funcionários públicos os Subsídios de Férias e de Natal por inteiro, o que desde a saída da Troika não acontece, continuando uma década após a saída da Troika a fazerem incidir sob tais subsídios os descontos para o IRS, ADSE, CGA, etc, sem que tais descontos se façam refletir na carreira contributiva de quem trabalha. 3 - Repararem a desonestidade intelectual, ainda hoje imposta a todos os trabalhadores DEFICIENTES quando é exigido a estes não só que tenham pelo menos 80% de incapacidade, mas também, que essa incapacidade exista há pelo menos 15 anos como se algum ser humano se aguentasse a trabalhar durante pelo menos 15 anos com um grau de incapacidade tão elevado. Enquanto estas vergonhas nacionais e outras não forem reparadas, denunciadas até serem reparadas, jamais a CDU terá motivos para esperar dos portugueses a confiança de que necessita, para merecer o voto dos portugueses, vítimas destas mesmas vergonhas nacionais.

Destaques V+