Portugal conquista primeira vitória num Mundial e ainda sonha com os "oitavos"

27 jul, 2023 - 07:30 • Inês Braga Sampaio

Portugal 2-0 Vietname. Telma Encarnação marcou o primeiro golo da seleção nacional em Mundiais e Kika Nazareth fixou o resultado final, num jogo histórico, mas com muito desperdício. Agora, é entrar na última jornada, frente aos EUA, de calculadora na mão.

A+ / A-
Festejos do primeiro golo de sempre de Portugal em Mundiais. Foto: David Rowland/Reuters
Festejos do primeiro golo de sempre de Portugal em Mundiais. Foto: David Rowland/Reuters
Kika fez o 2-0. Foto: David Rowland/Reuters
Kika fez o 2-0. Foto: David Rowland/Reuters

Um, dois, três. Portugal obteve, esta quinta-feira, a primeira vitória, os primeiros dois golos e os primeiros (três) pontos da sua história em Mundiais femininos.

A seleção nacional entrou com tudo e, já depois de desperdiçar duas ocasiões, teve o merecido prémio aos sete minutos. Andreia Jacinto lançou Lúcia Alves na ala direita e a lateral tirou um cruzamento milimétrico para a entrada de rompante de Telma Encarnação, que atirou de primeira para o fundo das redes. Estava feita história, mais uma vez, na Austrália e na Nova Zelândia.

Passado cinco grandes oportunidades - uma dela, de Tatiana Pinto, ao poste -, a seleção nacional voltou a faturar. Ao minuto 21, Joana Marchão recuperou a bola após pontapé de saída vietnamita, Jéssica Silva tocou para Telma e a melhor em campo para a FIFA isolou Kika Nazareth. Na cara do guarda-redes, a avançada atirou cruzado, para o segundo golo.

Portugal manteve-se por cima durante todo o jogo e acertou mais vezes nos ferros - Joana Marchão, com duas, ganhou este particular -, no entanto, não conseguiu voltar a marcar. Ainda assim, fica para a história a primeira vitória da seleção nacional num Mundial.

A equipa das quinas continua, assim, a sonhar com os oitavos de final. Soma três pontos, menos um que as líderes do grupo, Países Baixos e Estados Unidos, ambas com quatro,. O Vietname está em último, sem pontos.

Na terceira e última jornada, Portugal defronta os EUA. Tem de vencer as campeãs do mundo para garantir que segue em frente ou, então, empatar e esperar por uma - muito improvável - derrota das neerlandesas frente ao Vietname.

O próximo jogo de Portugal, diante dos EUA, está marcado para 1 de agosto, próxima terça-feira, às 8h00, no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia. Terá acompanhamento ao minuto na Renascença, em rr.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+