Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos

​Euro 2020. Dia de decisões para a seleção nacional

23 jun, 2021 - 06:44 • Redação

Portugal joga frente à França, campeã mundial em título, e pode terminar desde o primeiro até ao último lugar do grupo no Campeonato da Europa. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

A+ / A-

A seleção nacional decide hoje o futuro no Euro 2020, na última partida da fase de grupos frente à França, que já tem a qualificação garantida para os oitavos de final. Portugal depende só de si, mas pode terminar desde o primeiro até ao último lugar do grupo F da prova.

A equipa orientada por Fernando Santos entrou bem na prova com uma vitória por 3-0 frente à Hungria, num jogo em que a seleção tardou em chegar ao primeiro, que apenas foi apontado aos 84 minutos por Raphael Guerreiro, seguido de um "bis" de Cristiano Ronaldo.

No entanto, a tarde de sábado foi de pesadelo para os portugueses, com uma pesada derrota por 4-2 em Munique, frente à Alemanha. A seleção portuguesa foi dominada durante praticamente todo o jogo e o resultado poderia ter sido ainda mais expressivo para os alemães, que chegaram à primeira vitória na prova.

Cristiano Ronaldo até abriu o marcador para Portugal, numa jogada vistosa de contra-ataque entre Bernardo Silva, Diogo Jota e Ronaldo, a finalizar, mas a vantagem durou pouco tempo. Autogolos de Rúben Dias, Raphael Guerreiro e golos de Kai Havertz e Robin Gosens colocaram a seleção das quinas a ser goleada. Portugal reduziu ainda no segundo tempo, por Diogo Jota, aos 67 minutos.

O jogo colocou a nu os problemas defensivos da seleção portuguesa, mas não abalou a confiança de Fernando Santos.

"Quero mais intensidade de jogo, que todos nós queremos. Temos de encontrar o equilíbrio necessário de um campeão Europa. Se estivemos concentrados, se equilibrarmos a nível de intensidade, quando tivermos bola e sairmos a jogar, vamos obrigar o adversário a desgastar-se. Temos de defender bem e atacar bem", resume.

Euro 2016 na memória só de alguns

Portugal tem na seleção francesa a melhor memória do futebol nacional, com a conquista do Euro 2016, em Paris. Desde aí, a França conseguiu contornar a desilusão da derrota em casa e conquistou o Mundial, dois anos depois, na Rússia.

Para Didier Deschamps, selecionador francês há vários anos, essa final já não é tema: "Não há vingança no futebol. Fomos campeões do mundo após o Europeu. Já foi há cinco anos, parabéns a Portugal. Portugal faz parte das melhores equipas. É preciso ter atenção aos ataques rápidos. Vai ser uma partida de alto nível", atira.

O histórico total dos confrontos entre as duas seleções é favorável para a França, que em 27 duelos venceu 19. Depois do jogo no Euro 2016, Portugal e França voltaram a encontrar-se na fase de grupos da Liga das Nações. Os resultados foram um empate sem golos em Lisboa e uma derrota por 1-0 em solo francês.

Jogo de calculadora na mão

Neste momento, todos os cenários estão em aberto e a equipa das quinas pode fechar a primeira fase em qualquer um dos quatro lugares do chamado “grupo da morte”. Já estão fechados três grupos: A, B, C e D.

Se Portugal vencer ou empatar com a França não há contas a fazer e é garantido que os campeões europeus em título seguem em frente, quer em primeiro, segundo lugar ou como um dos melhores terceiros, isto porque Ucrância e Finlândia já terminaram os seus grupos com três pontos.

Já se Portugal perder com a França, mesmo assim, pode apurar-se, mas aí a calculadora vai ter de funcionar. É que também pode ficar em último do grupo e, assim, fora do Euro 2020. Basta que a Hungria (que tem 1 ponto) derrote a Alemanha.

Portugal passa como um dos melhores terceiros classificados se a derrota frente à França não for por mais de dois golos de diferença e se a Hungria não vencer a Alemanha.

Os gauleses não contam com Dembelé, do Barcelona, por lesão, e a seleção nacional não contará com Nuno Mendes, ainda a recuperar dos problemas físicos que o têm afastado do trabalho. João Félix volta a ser opção.

Antonio Mateu Lahoz é o árbitro escolhido pela UEFA para apitar o jogo. O espanhol, de 44 anos, é um dos árbitros mais categorizados da atualidade. Sinal disso foi a sua nomeação para a final da Liga dos Campeões, no Dragão, entre Manchester City e Chelsea. Será o terceiro jogo de Mateu Lahoz na Euro 2020, depois de ter apitado o Bélgica-Rússia e o Inglaterra-Escócia.

O Portugal-França, decisivo para Portugal nas contas do apuramento para os oitavos de final do Euro 2020, acontece esta quarta-feira, às 20h00, em Budapeste. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+