Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
Do verão quente à rentrée. Rubiales, altas temperaturas e apoios aos jovens em Portugal
Clique na imagem para ouvir o episódio

Visto de fora

Do verão quente à rentrée. Rubiales, altas temperaturas e apoios aos jovens em Portugal

08 set, 2023 • André Rodrigues


No regresso depois das férias, Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici olharam, ainda, para a polémica do VAR no FC Porto - Arouca.

Nada justifica o beijo aparentemente não consentido de Luís Rubiales a Jenni Hermoso, capitã da seleção feminina de Espanha, que se sagrou campeã do mundo na Austrália.

Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici são unânimes na condenação do episódio que relegou para último plano o feito histórico da equipa espanhola. O jornalista francês condena o que diz ser a normalização do caso, sobretudo nos media e nas redes sociais em Portugal, ao invés do que acontece em Espanha onde, lembra, "eles estão muito à frente em matéria de defesa dos direitos das mulheres".

Já para Begoña Iñiguez, esta polémica confirma aquilo que há muito se diz do dirigente federativo espanhol: "perverso e mafioso", assinala a jornalista espanhola.

Neste Visto de Fora, após as férias, os dois comentadores falaram, ainda, do verão quente no hemisfério norte, onde as temperaturas superaram os 40 graus em muitas regiões e por períodos muito longos.

Tempo, ainda, para analisar o decreto aprovado em Itália que prevê a detenção de menores a partir dos 14 anos. A medida consta da estratégia do governo de Giorgia Meloni para combater os elevados índices de criminalidade.

No plano nacional, destaque para as medidas de apoio aos jovens anunciadas pelo primeiro-ministro.

A devolução do IRS até aos 1.800 euros divididos por três anos a jovens que tenham cumprido a escolaridade obrigatória no ensino público e fiquem a trabalhar em Portugal e passes para jovens até 23 anos. Medidas "positivas, mas insuficientes", mas úteis.

Ao contrário das quatro viagens nos comboios da CP e da semana oferecida na rede das Pousadas da Juventude: "são medidas com impacto mediático", diz Begoña Iñiguez, mas que "não resolvem nada" conclui Olivier Bonamici.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.