Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

A grande festa do futebol

29 fev, 2024 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Sporting e Benfica, clubes centenários, têm proporcionado ao longo de décadas momentos inesquecíveis, interpretados por jogadores de enorme qualidade.

Sempre que se defrontam os dois maiores clubes de Lisboa há razões de sobra para se falar em grande festa de futebol.

Sporting e Benfica, clubes centenários, têm proporcionado ao longo de décadas momentos inesquecíveis, interpretados por jogadores de enorme qualidade, nacionais e estrangeiros, a começar nos tempos em que os nomes mais sonantes passavam pelos cinco violinos, do lado dos leões, para no Benfica se evocarem Rogério, Francisco Ferreira e muitos outros.

Nos tempos que correm há também nomes fortes em ambos os clubes, mas as circunstâncias já não as mesmas. Tudo mudou e nem em todos os casos para melhor.

Logo à noite jogar-se-à a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, o que significa que nem tudo ficará resolvido, independentemente do resultado que venha a registar-se.

A grande decisão essa ficará para o dia 3 de Abril, para então se ficar a saber qual deles irá estar no Estádio Nacional para a grande festa do futebol, que sempre encerra a temporada.

Jogando em casa, o Sporting parece poder partir com alguma ligeira vantagem.

Mas fiquemo-nos, cautelosamente, por aqui, porque em encontros entre os dois rivais lisboetas é sempre um risco adiantar suposições de qualquer espécie. E os exemplos que recomendam essa cautela enchem um saco, dos maiores.

Importante é, sobretudo, que tenhamos um jogo de qualidade, que termine com um resultado justo, e que a arbitragem não saia do jogo a carpir lágrimas, por erros cometidos e influências no seu desfecho.

Com uma temporada mais sofrida, ainda que isso não a impeça de estar no comando da classificação, a equipa do Benfica tem muitas vezes assentado o seu jogo em incertezas que desgostam os seus prosélitos e para as quais muito tem contribuído a acção discutível do seu técnico.

A noite é, para já, de festa. Que assim prossiga depois dos noventa minutos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.