Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

O Benfica no fio da navalha

11 abr, 2024 • Opinião de Ribeiro Cristovão


O Marselha permanece como uma das colectividades mais prestigiadas da Europa.

O Benfica começa hoje aquela que poderá vir a tornar-se a derradeira fase de possível sucesso na temporada que está quase a chegar ao fim.

Joga a Liga Europa, já nos quartos-de-final, e na primeira mão dessa fase recebe os franceses do Marselha, o que envolve riscos indiscutíveis.

No oitavo lugar da liga francesa, onde somou até aqui dez vitórias, nove empates e nove derrotas, a seis jornadas do fim da prova, ainda pode vir a melhorar a sua posição na competição interna, embora isso não pareça muito provável.

Temos, portanto, uma posição muito anormal em relação ao seu histórico, do qual constam uma vitória na Liga dos Campeões, em 1993, outra na Taça Intertoto em 2005, juntando-se, a nível interno, nove vitórias no campeonato francês, a última das quais na temporada de 2009/2010.

Com um palmarés tão preenchido, pode afirmar-se, sem receio de desmentido, que o Marselha permanece como uma das colectividades mais prestigiadas da Europa, com uma massa de adeptos especial que, infelizmente, tem concorrido, com frequência, para a má imagem que construiu e mantém na actualidade.

Frente ao Benfica, o Marselha está, numa escala internacional, muitos furos abaixo do clube português, o que poderá no entanto não ser suficiente para, nesta fase da Liga Europa conseguir a qualificação para as meias-finais da segunda mais importante competição da Uefa.

E, jogar no estádio da Luz a primeira mão, poderá, logo à noite, representar um passo decisivo para uma equipa, a portuguesa, que este ano ainda não foi além de uma vitória na Supertaça, logo no começo da temporada.

Está no fio da navalha, com a necessidade que rectificar o que de menos bom tem feito até aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.