Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bulgária. Retiradas figuras de monumento do exército soviético

12 dez, 2023 - 11:30 • Redação

As figuras do monumento que comemora a invasão soviética da Bulgária estavam danificadas e em perigo de queda.

A+ / A-

Começou esta terça-feira o desmantelamento de figuras no monumento do exército soviético, em Sófia, capital da Bulgária.

Uma inspeção deu conta de que o monumento podia tornar-se num perigo para a população devido à erosão que apresentava, assim como algumas rachas. Havendo o risco de queda, a governadora do distrito de Sófia, Vyara Todeva, emitiu uma ordem de desmantelamento.

"Na figura das pernas do soldado há rachas graves, em alguns lugares de até quatro a cinco centímetros", revelou Todeva ao The Sofia Globe.

O monumento é controverso e já foram vários os apelos para que fosse removido, uma vez que comemora a invasão soviética da Bulgária no final da Segunda Guerra Mundial.

O deputado Ivailo Mirchev disse na rede social Facebook o monumento não é o maior problema da capital neste momento, mas: "não estamos apenas a remover um monumento, estamos a retomar a oportunidade de entender a história pelo nosso próprio prisma, em vez do da propaganda russa. Aproveitamos a oportunidade para não nos envergonharmos quando as crianças nos perguntam 'Por que este monumento está aqui?'. Estamos a recuperar a nossa liberdade no céu acima de Sofia".

As figuras vão ser transferidas para a propriedade do Estado, mas já houve uma proprosta para que estas fossem expostas no Museu de Arte Socialista de Sófia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+