Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Os europeus e a defesa

28 fev, 2024 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


A possibilidade de os Estados Unidos se desinteressarem de manter a segurança da Europa devia acordar os europeus. Essa possibilidade tem um nome: Trump. Portugal não pode continuar a gastar em defesa apenas 1,5% do PIB.

Falar em subir despesas militares é desagradável. Mas não o fazer é irresponsável.

O fim da guerra fria, com o colapso do comunismo soviético, trouxe um clima de menos atenção à defesa na Europa. Só que esse clima também já passou, sobretudo desde a invasão russa da Ucrânia. E os sinais que nos chegam da Rússia não são propriamente pacíficos.

Os europeus vivem há décadas à sombra do guarda-chuva nuclear americano. É mais cómodo e sobretudo mais barato. Ora a possibilidade de os Estados Unidos se desinteressarem de manter a segurança da Europa devia acordar os europeus. Essa possibilidade tem um nome: Trump.

Infelizmente, ninguém pode garantir que Trump não vence a eleição presidencial de novembro próximo. E ele já várias vezes manifestou o seu fraco empenho na NATO.

O semanário britânico The Economist sintetiza a presente situação numa frase: “A Rússia está a tornar-se mais perigosa, a América é menos confiável e a Europa mantem-se impreparada”. Mas nos debates e nas campanhas partidárias com vista à eleição de 10 de março a defesa tem sido um tema ausente.

É verdade que na última década, desde a primeira invasão russa da Ucrânia (Crimeia), os gastos com a defesa dos países membros da NATO aumentaram. Há dez anos apenas três países atingiam 2% do respetivo PIB com despesas militares, agora já onze países o fazem. Mas uma Europa que não beneficie da proteção americana terá que gastar muito mais, se quiser conter o imperialismo russo. A Finlândia e a Suécia já deram o sinal de alarme, ao passarem de países neutros a membros da NATO.

Portugal não pode continuar a gastar em defesa apenas 1,5% do PIB. Até porque não consegue recrutar um número suficiente de soldados. As forças armadas têm sido esquecidas pelos políticos. Manter essa situação seria intolerável.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.