Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Netanyahu e paz no Médio Oriente

23 fev, 2024 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Com Netanyahu no poder não será possível encetar caminhos de entendimento que levem à paz no Médio Oriente. Em Israel parecem recomeçar os protestos e as manifestações contra o atual chefe de governo. E a popularidade de Netanyahu em Israel tem caído.

O governo israelita tem sido alvo de fortes pressões internacionais para evitar o agravamento da já trágica situação humanitária em Gaza, com uma nova intervenção militar. E sucedem-se os apelos no sentido de Israel dar passos tendentes à existência na região de dois estados, o israelita e o palestiniano.

No passado domingo o governo de Israel rejeitou, por unanimidade, um estado palestiniano “imposto unilateralmente a Israel”. Esta é, claro, a posição intransigente de Netanyahu, que desde sempre rejeitou a solução dos dois estados.

Assim, “Israel rejeita totalmente o diktat internacional”, um acordo com os palestinianos “deveria ser conseguido apenas por negociações diretas entre as partes, sem condições prévias”. Acresce que, hoje, no governo israelita têm lugar partidos religiosos extremistas, ainda mais hostis aos palestinianos do que Netanyahu.

Não parece, assim, possível avançar no sentido da paz com este governo israelita. Antes da presente crise registaram-se em Israel fortes movimentos de contestação a Netanyahu. O agravamento do conflito com os palestinianos suspendeu as manifestações.

A Netanyahu interessam duas coisas: manter-se à frente do governo e fomentar um clima de conflito com os palestinianos. Por isso não lhe convém medidas tendentes a estabelecer a paz. Manter-se chefe do governo é, até, uma maneira de atrasar o processo judicial em que ele é acusado de corrupção.

Ou seja, não vale a pena alimentar ilusões de que, com Netanyahu no poder, será possível encetar caminhos de entendimento que levem à paz no Médio Oriente. Já parecem recomeçar os protestos e as manifestações de milhares de israelitas contra o seu atual chefe de governo. E a popularidade de Netanyahu tem caído. Esperemos que os cidadãos de Israel nos tragam melhores dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.