Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Lições políticas do passado

13 fev, 2024 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Há um século a democracia liberal era vista como um regime ultrapassado. Modernos eram então o comunismo, o fascismo e o nazismo. Mas a democracia voltou a afirmar-se em força na segunda metade do séc. XX. Hoje, só nas democracias liberais existem condições para reformar o capitalismo.

Multiplicam-se as lamentações sobre a incapacidade da direita democrática travar a ascensão da extrema-direita. De facto, por vezes a direita democrática não apenas não defende com energia os seus valores como toma para si certas bandeiras da extrema-direita, caso da hostilidade à imigração. Veja-se, por exemplo, que a França e os Países Baixos defendem a detenção de crianças migrantes nas fronteiras.

É útil olhar o que se passou na primeira metade do século XX, quando o comunismo soviético, o fascismo e o nazismo pareciam ter conquistado o mundo. Nessa altura muita gente via uma manifestação de modernidade nesses regimes autocráticos da União Soviética, da Alemanha e da Itália, enquanto considerava a democracia liberal como uma relíquia do passado, um regime político que já não servia para o século XX.

Mas esses regimes alegadamente “modernos” iriam desaparecer do mapa ainda no séc. XX – o fascismo e o nazismo com a segunda guerra mundial e o comunismo trinta anos depois, quando implodiu na União Soviética. Viveram-se depois da segunda guerra mundial trinta gloriosos anos de expansão da democracia liberal.

Nesses anos o capitalismo tornou-se menos selvagem, dadas as preocupações sociais das democracias europeias. Mas a partir de certa altura acentuaram-se os traços menos civilizados do capitalismo, como é o caso do crescimento das desigualdades, por vezes atingindo níveis dramáticos. O que exige sérias reformas no capitalismo.

Se é certo que as democracias liberais ainda não encararam a sério essas reformas, também é verdade que só em liberdade - ou seja, só nas democracias liberais - existem condições para reformar o capitalismo. As autocracias que a extrema-direita oferece são alérgicas a tal coisa, acolhendo o capitalismo atual como se de uma ordem natural se tratasse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.