Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Ajudar quem precisa

17 fev, 2021 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


A pandemia está a aumentar a pobreza e a fome. A comunicação social tem revelado casos dramáticos que, de outra forma, permaneceriam ignorados. E a Provedora de Justiça alertou para a difícil situação de pessoas em teletrabalho e que, ao mesmo tempo tomam, conta de crianças.

O confinamento está a dar resultado – os internamentos e as mortes por covid-19 têm vindo a diminuir. Mas seria suicida baixar os braços antes de tempo, o que significa que o confinamento será longo. Um mal necessário que agrava as condições económicas e sociais dos mais pobres e de muitos que eram remediados, mas se encontram agora numa situação de pobreza radical.

A comunicação social tem sido importante a revelar casos de miséria que, de outro modo, seriam provavelmente ignorados pelas autoridades. Por exemplo, lia-se na manchete do jornal “Público” de segunda-feira: “Há zonas do país onde o apoio alimentar do Estado já não dá resposta” – apesar dos esforços de tantos autarcas, acrescento eu. Recordem-se, também, os frequentes alertas da Renascença para situações de pobreza, incluindo de pessoas que têm vergonha de pedir ajuda para sobreviverem.

Por outro lado, os media também nos fazem chegar notáveis e variadas iniciativas de solidariedade à escala local, o que mostra que a nossa sociedade civil, considerada fraca, se mobiliza quando é preciso ajudar quem precisa. Mas também há que reconhecer que os pedidos de auxílio, ou de mais auxílio, são tão numerosos que é quase impossível dar-lhes, a todos, respostas cabais. Aqui importa distinguir aqueles que têm porta-vozes no espaço público – sindicatos, associações, entidades representativas de certas profissões, etc. – dos outros, os que não têm voz e por isso são ignorados. Ora é muito difícil estabelecer regras de apoio à maioria dos ignorados, pois são muito diversas as situações em que cada um se encontra.

Constantemente surgem novos apelos para que o Estado auxilie este ou aquele grupo, que a pandemia manteve ou levou à pobreza. E há apelos que fazem sentido, sobretudo quando não partem dos atingidos pela pobreza. É o caso de um ofício enviado pela Provedora de Justiça Maria Lúcia Amaral ao Governo, alertando para situações em que o teletrabalho é incompatível com o cuidado de menores de 12 anos e recomendando a extensão do apoio a estes pais ou a possibilidade de as crianças irem à escola, como acontece com os filhos dos trabalhadores dos serviços essenciais.

Maria Lúcia Amaral é provavelmente a alta dirigente do Estado mais respeitada no país. No horrível caso do ucraniano assassinado nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, no aeroporto de Lisboa, a Provedora de Justiça foi a única pessoa que se portou dignamente. Mais uma razão para acolher o seu alerta e a sua proposta.

Esta iniciativa da Provedoria de Justiça surge na sequência de várias queixas de docentes do ensino público e trabalhadoras de call centers que que têm em comum “a circunstância de os queixosos terem a seu cargo filhos ou outros dependentes menores de 12 anos, alguns com meses de idade, cuja assistência devida e necessária fica manifestamente afectada” no regime de teletrabalho. No fundo, trata-se de defender direitos fundamentais dos trabalhadores, como o direito à conciliação da vida profissional com a vida familiar, o direito à proteção da família como elemento fundamental da sociedade e o direito à parentalidade, de modo a realizar os interesses das crianças.

Este é apenas um caso, naturalmente. Mas parece ser um caso relevante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    18 fev, 2021 Funchal 13:16
    É verdade tudo o que o Sr. Francisco disse e o meu medo, também, é que o dinheiro da bazuca europeia, vá bater a mãos erradas, este dinheiro é sagrado, tem de ser bem gerido e aplicado. Talvez colocar mais um Almirante à frente da sua gestão, não seria má ideia.