Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Europa para que te quero? (15/03/2021)

​EUROPA PARA QUE TE QUERO

​Cancro: uma outra pandemia

15 mar, 2021 • Vasco Gandra com Pedro Caeiro


Semana marcada pela reunião informal dos ministros da saúde que não se limitará a debater a luta contra a pandemia de Covid. Bruxelas quer avançar com um plano de acção conjunto na luta contra o cancro. Só em 2020 2,7 milhões de europeus foram diagnosticados com cancro e mais de 1,3 milhões acabaram por morrer da doença.

O plano europeu de luta contra o cancro tem por base quatro áreas de acção começando na prevenção, detecção, diagnóstico e tratamento e melhoria da qualidade de vida.

Em matéria de prevenção, o plano aposta em acções que incidem sobre os principais factores de risco, como o tabaco, o consumo nocivo de álcool, a poluição ambiental e as substâncias perigosas. Pretende igualmente promover hábitos alimentares saudáveis e a actividade física.

Em relação à detecção precoce do cancro, pretende-se melhorar o acesso, a qualidade e o diagnóstico, bem como o auxílio prestado aos Estados-Membros. Será apresentado um novo programa apoiado pela UE no domínio do rastreio do cancro.

Na área do diagnóstico e tratamento. As acções destinam-se a garantir cuidados oncológicos mais integrados e abrangentes e a combater a desigualdade no acesso a cuidados de saúde. Até ao final desta década, 90% dos doentes elegíveis devem ter acesso aos centros nacionais integrados de oncologia interligados através de uma nova rede da União Europeia.

Também será lançada a iniciativa «Uma melhor vida para os doentes com cancro», centrada nos cuidados de acompanhamento.

Para apoiar as novas tecnologias, a investigação e a inovação, será criado um novo centro de conhecimento no domínio do cancro para ajudar a coordenar iniciativas a nível da UE.

O plano tem previsto um financiamento de 4 mil milhões de euros.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.