Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Casa Comum

"Chumbo do Orçamento não impede um Governo de governar" em duodécimos

03 abr, 2024 - 21:42 • José Pedro Frazão , com redação

Tese defendida na Renascença pelo social-democrata José Matos Correia. Socialista Porfírio Silva considera que Luís Montenegro está a tentar fazer uma reforma "informal" da Constituição ao exigir o cumprimento da legislatura após a aprovação do programa de Governo.

A+ / A-
Os desafios de Montenegro e da NATO
Ouça o programa Casa Comum

O chumbo do Orçamento do Estado (OE) não implica de forma automática a queda do Governo, defende o social-democrata José Matos Correia, em declarações ao programa Casa Comum, da Renascença.

Depois de o primeiro-ministro ter defendido que quem viabiliza o programa de Governo deve permitir a sua execução até ao final do seu mandato ou até à aprovação de uma moção de censura, o antigo deputado do PSD vem lembrar que um Governo pode manter-se em funções mesmo com o chumbo do Orçamento.

“Se o pensamento do Presidente da República não foi alterado em função daquilo que foi um erro, eu acho mau sinal. Se um Orçamento não é aprovado, não há nada na Constituição que impeça que seja aprovado um novo Orçamento ou até que se governe em duodécimos. Nesse sentido, o chumbo de um Orçamento não impede um Governo de governar.”

Este cenário contraria a posição do Presidente da República tida com o chumbo de um Orçamento do Governo de António Costa. Matos Correia diz que Marcelo Rebelo de Sousa quis fazer uma “reforma subreptícia da Constituição”, em 2022, “ não o devia ter feito”.

Já para o socialista Porfírio Silva, o novo primeiro-ministro, Luís Montenegro, está a tentar fazer uma reforma "informal" da Constituição ao exigir o cumprimento da legislatura após a aprovação do programa de Governo.

“Eu acho que isso é um sinal para o Governo e para a própria democracia. Desde logo, é uma espécie de revisão informal da Constituição de forma literal, que é de fazer uma interpretação, que não tem fundamento à luz da Constituição, do ato político do principal partido da oposição dizer: ‘nós não vamos tentar mobilizar’.”

Porfírio Silva diz que, no discurso de tomada de posse, Luís Montenegro não deu sinais de conciliação com os interesses do PS nalgumas matérias.

“Se continuar assim é preocupante, porque há muitas coisas em que PS e PSD discordam, mas também haverá coisas em que conseguem concordar”, afirma o antigo deputado do PS.

No primeiro debate Casa Comum já sem a presença do social-democrata Pedro Duarte, Porfírio Silva espera que o novo ministro dos Assuntos Parlamentares cumpra no Governo o que disse nas últimas semanas neste espaço de opinião na Renascença.

“Acredito que as pessoas de bem não dizem uma coisa num programa de rádio e outra no Governo. Tenho até alguma expectativa que o Pedro Duarte transmita para dentro do Governo a necessidade de uma postura de diálogo ativo, de procurar pontes e não de querer que os outros colaborem, mas estar só a mandar pedras”, conclui Porfírio Silva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+