Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
Decidir Europa - Joaquim Fidalgo e a Media for Democracy Monitor - 18/06/2021

Decidir Europa

Joaquim Fidalgo e o projeto Media for Democracy Monitor

18 jun, 2021 • José Bastos


Professor da Universidade do Minho analisa estudo a indicar que os meios de comunicação não perderam a sua importância e que "os principais média continuam a servir bem as democracias contemporâneas".

Até que ponto estão as estruturas e condutas das organizações empresariais ligadas à produção de conteúdos têm tido condições para corresponder às necessidades objetivas das democracias modernas?

Esta é uma das várias perguntas a que procuram responder os investigadores Media for Democracy Monitor, MDM, conduzido sob a bandeira do Euromedia Research Group em 18 países de distintos continentes durante a primeira metade de 2020.

O MDM é um projeto de investigação que analisa a atividade dos media na relação mantida com a democracia. Já em 2011 investigadores das áreas das ciências da comunicação de 10 países apresentaram os seus relatórios de situação, baseado num conjunto pré-definido de indicadores.

Agora em 2020, especialistas de 18 países aplicaram os indicadores do projeto MDM a cada órgão nacional, atualizando esta avaliação da relação dos media com a democracia. A análise envolve uma década da nova era digital (2010/2019), mas não apenas um período da idade digital, mas também uma fração da fase inicial da ação disruptiva de uma pandemia como a Covid19.

Joaquim Fidalgo é o anfitrião em Portugal deste projeto MDM, professor da Universidade do Minho, investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e a sua trajetória académica passou pela investigação da identidade profissional dos jornalistas, ética do jornalismo, novos media e regulação dos media, temas para reflexão neste Decidir Europa.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.