Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
VISTO DE FORA. "Os meus tomates são melhores do que os teus"

VISTO DE FORA

"Os meus tomates são melhores que os teus. A discussão não pode ficar aqui"

02 fev, 2024 • Sérgio Costa


Protestos dos agricultores, o acordo que permite 50 mil milhões de apoio à Ucrânia e a detenção de elementos dos superdragões. Alguns dos temas em debate nesta edição

Há uma velha rivalidade entre espanhóis e franceses por causa dos produtos agrícolas que, à boleia dos protestos dos agricultores, chegou aio debate político.

A antiga candidata socialista à presidência francesa, Segolene Royal, considerou esta semana que o tomate biológico espanhol não tem sabor. Para além de discordar, Begoña Iñiguez diz ser o exemplo da concorrência entre europeus que deve refrear. Já Olivier Bonamici diz ser “inevitável que os problemas continuem” enquanto o valor dos salários oscilar entre estados-membros. Em resumo, os dois analistas concordam que o problema do sector, na Europa, está na concorrência externa. “É aí que a Europa deve atuar”, alertam. Begoña Iñiguez coclui: a discussão não pode ficar no “os meus tomates são melhores do que os teus”.

Ainda na atualidade europeia, há “uma renovada esperança” com a garantia de 50 mil milhões de apoio à Ucrânia, e a certeza que apesar de chumbada “a lei da amnistia em Espanha não morreu”.

A detenção de elementos dos Superdragões, como “sinal de que a mentalidade sobre as claques está a mudar”, e as mais recentes sondagens são os temas da atualidade nacional em debate.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.