Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto

"O sucesso mede-se em títulos". Manuel Serrão compreende declaração de Pinto da Costa

20 nov, 2023 - 12:45 • José Barata

O presidente dos dragões desvalorizou o passivo do clube. Manuel Serrão também entende que as conquistas são o objetivo, mas de preferência com contas equilibradas.

A+ / A-

Manuel Serrão, comentador e sócio do FC Porto, concorda que o "sucesso mede-se em títulos", afirmação de Pinto da Costa no relatório de contas, publicado na noite de domingo, e que se mantém negativo.

O presidente dos dragões afirmou que o clube está mais forte do que há um ano e que o sucesso se mede pelos títulos alcançados e não só pelo aspeto financeiro. Uma declaração que Manuel Serrão compreende e assina. No entanto, e em entrevista a Bola Branca não deixa de ressalvar a importância de ter contas equilibradas.

"Aquilo que é mais importante num clube de futebol são os títulos, como é evidente. Agora se me perguntar se o ideal é juntar o útil ao agradável, ou seja, ter títulos mas também ter uma boa situação financeira, é claro que sim. O mais importante no futebol, mas não é para o FC Porto, é para todos os clubes são os títulos, por isso muitas vezes se diz que em casa onde não há títulos, todos ralham e ninguém tem razão", afirma.

Manuel Serrão desvaloriza a possibilidade do desequilibro nas contas poder afastar o FC Porto de novas conquistas.

"Isso é outra questão, não vou discordar da ideia, mas a verdade é que aquilo que foi dito e que eu concordo, é que o mais importante do futebol são de facto os títulos". sublinha.

As contas do FC Porto vão a escrutínio na Assembleia Geral do dia 29 de novembro, uma reunião magna que será a primeira depois da última ter sido interrompida devido aos incidentes entre adeptos.

Manuel Serrão confia na direção e na Mesa da Assembleia Geral para que a reunião decorra sem problemas. Até porque serão discutidos assuntos diferentes.

"A próxima nada tem a ver com aquela que ia ser realizada hoje e foi cancelada. É uma assembleia normal de apresentação de contas. Eu confio naquilo que a direção disse: que vai reunir condições com a Mesa da Assembleia Geral para que voltemos à normalidade. Aquilo que se passou na semana passada foi um dia mau. Tal como as equipas têm dias maus, os sócios tiveram um dia mau, e vamos esperar que tenha sido a exceção", conclui.

As contas negativas do FC Porto

O FC Porto alcançou um resultado líquido negativo de 2,4 milhões de euros em 2022/23, num "ligeiro desagravamento" de 265 mil euros face aos 2,695 milhões negativos da época anterior.

De acordo com o relatório e contas divulgado no domingo, os dragões subiram nos rendimentos operacionais, de 13,622 milhões para 15,616 milhões, fasquia insuficiente para cobrir o aumento dos gastos, de 16,525 milhões para 18,536 milhões, e que fez cair de forma ténue os resultados operacionais, de 2,903 milhões para 2,920 ME milhões.

O ativo diminuiu para 68,023 milhões, contra os 71,700 milhões contabilizados em 30 de junho de 2022, tal como o passivo passou de 36,709 milhões para 35,533 milhões, sem beliscar os capitais próprios positivos, que se fixaram em 34,991 milhões, face aos 32,490 milhões da época anterior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+