Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Orçamento do Estado 2024

Petição contra aumento do IUC já soma mais de 31 mil assinaturas

13 out, 2023 - 00:02 • João Pedro Quesado , José Carlos Silva

Proposta de Orçamento do Estado para 2024 aumenta imposto para carros anteriores a 2007. Signatários apontam que a maioria dos proprietários não tem condições financeiras para trocar de veículo.

A+ / A-

Uma petição contra o aumento anunciado do Imposto Único de Circulação (IUC) já soma mais de 30 mil assinaturas, cerca de quatro dias depois de ser criado. O aumento do imposto faz parte da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2024 que o Governo apresentou na terça-feira.

A petição, criada a 9 de outubro, sublinha que "a maioria dos proprietários de veículos registados antes de julho de 2007 pertence a grupos sociais economicamente mais vulneráveis". Pessoas que, "se tivessem condições financeiras mais favoráveis, poderiam trocar de veículo regularmente", dizem os signatários.

As 31.121 pessoas que assinaram a petição até às 00h00 de sexta-feira propõem, em alternativa, que os veículos elétricos deixem de estar isentos do IUC, e que paguem o imposto "de acordo com a potência dos seus motores". Em compensação, estes carros não devem ser sujeitos à taxa adicional de carbono aplicada aos veículos com motores de combustão interna.

De acordo com a proposta de OE, a partir do próximo ano, quem tiver um carro ou um motociclo com matrícula anterior a 2007 vai pagar mais Imposto Único de Circulação, num limite máximo de 25 euros. O valor vai aumentar progressivamente até que a taxa de IUC represente a totalidade da tributação relativa ao dióxido de carbono emitido por estes veículos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Henrique Ferreira
    23 out, 2023 Silvalde-Espinho 12:30
    Boa tarde é uma vergonha! eu agora com 70 anos, tenho de comprar um carro novo? o estado tem que dar o exemplo porque te veículos com mais 15 anos. Vergonhoso.
  • Bruno Miguel Gonçalv
    23 out, 2023 LISBOA 10:36
    NAO CONCORDO COM AUMENTO DE IUC ANUNCIADO PELO GOVERNO
  • ludgero espinho
    22 out, 2023 carregado 12:50
    e triste o que essa cambanda do governo esta a fazer se eles pagansem os impostos nao faziao iso do imposto iuc e a mesma coisa que as pessoas a partir dos 65 anos se tiver o azar de ir uma urgencia ja e velho espera ai ate ires e os carros e a mesma coisa meu rico salazar
  • Rogério Silva
    21 out, 2023 Lamego 15:58
    Boa tarde, Em tempos tivemos o PSD (ou seja a tróica) a governar-nos, sofremos, com a esmola que nos deixou José Socrates, agora temos um govdesgoverno a acabar conosco, pobre dos pobres, eles já são pobres, aguentai, andai a pé. quando estiveres doente telefonai para saúde 24, eles mandam-vos para a morgue, só assim os hospitais tem mais tempo para os que cá ficam. A (in)justiça não se metam nela, não queremos os professores, assim as pessoas nunca ficam a conhecer a situação, o quarteis estão vazios para não haver pessoal para possível revolução. Forças de segurança estão no mesmo patamar.que felicidade têm os portugueses! Etc etc e tal
  • José António Faustin
    21 out, 2023 Leiria 11:27
    Não concordo com o aumento de IUC anunciado pelo Governo.
  • Paulo antonio
    21 out, 2023 matosinhos 09:20
    Os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais na miséria.País de porcaria.Depois lamentam que os jovens fujam de portugal...
  • Manuel Joaquim Nunes
    20 out, 2023 Jovim 21:15
    É um roubo para os pobres
  • Agostinho silva
    20 out, 2023 Paços de Ferreira 12:37
    Acho que é demasiado o aumento do IUC em França já não se paga IUC há mais de 25anos
  • Jorge Martins
    19 out, 2023 Porto 17:55
    Os portugueses, são sugados até ao tutano por 3 grandes proxenetas: Estado, bancos e seguros. O estado mais uma vez lá com a treta de baixar o IRS, que pelos vistos ainda ainda existem muitas dúvidas, decidiu escolher os veículos dos pobres os quais precisam deles para trabalharem ou deslocarem-se a qualquer sítio. Ora, baseados na estória da poluição ambiental viu aqui uma solução para equilibrar as contas do orçamento, ou seja: carrega-se nos "calos" dos mais desfavorecidos e aumenta-se brutalmente o impos IUC. Conclusão: tira-se uma tacha e espeta-se um prego. Enfim, inteligência saloia.
  • Manuel Joaquim Valad
    18 out, 2023 Braga 10:09
    Com 477euros de reforma como posso comprar carro novo

Destaques V+