Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jornada Mundial da Juventude

JMJ. Nível de alerta "não tira o sono" à segurança interna

14 jul, 2023 • Cristina Nascimento


Secretário-geral do Sistema de Segurança Interna ressalva, no entanto, que as circunstâncias são dinâmicas.

Veja também:


O secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Paulo Vizeu Pinheiro, revela que, neste momento, o nível de alerta do país é intermédio.

"Não me tira o sono à noite, é um nível de alerta que responde aquilo que é avaliação das ameaças e dos riscos. Diria que estamos aqui num nível intermédio, não é o nível de alerta oficial, mas eu diria que é intermédio", reforça este responsável, na apresentação do plano de mobilidade e segurança para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ2023).

Apesar desta nota de tranquilidade, Paulo Vizeu Pinheiro ressalva que, "como tudo na vida, o plano é dinâmico. Se me pergunta ‘até agora, está muito preocupado, há imenso sinais e indícios', eu diria 'não', mas é dinâmico".

Na apresentação deste plano vários detalhes não foram dados por questões de segurança, mas sabe-se, por exemplo, que existirão quatro zona de exclusão aérea, um reforço de segurança em zonas de lazer, incluindo espaços de diversão noturna, jardins ou praias.

O controlo de fronteiras será reposto entre 22 de julho e 7 de agosto.

Está previsto o envolvimento de 16 mil elementos das forças de segurança para assegurar o dispositivo de segurança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.