Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Açores

Supermercados com prateleiras vazias nas Flores. "Qualquer dia não é viável ter a porta aberta"

04 mar, 2023 - 10:31 • Anabela Góis , Inês Rocha

Faz este sábado um mês que o último barco regular abasteceu a Ilha das Flores, nos Açores. Falta quase tudo aos comerciantes - o açúcar já esgotou e o leite só dá para mais uns dois dias. Se a situação se mantiver, empresários dizem que vão ter de fechar portas.

A+ / A-
Os supermercados da ilha das Flores, nos Açores, têm as prateleiras vazias. Faz este sábado um mês que o último barco regular abasteceu a Ilha das Flores, nos Açores. Falta quase tudo aos comerciantes - o açúcar já esgotou e o leite só dá para mais uns dois dias.

Arlindo Lourenço, que tem quatro supermercados na ilha, diz à Renascença que tem falta de metade das referências que comercializa.

"É verdade que não falta leite e farinha ainda. Mas açúcar já falta e não há pão. Uma empresa não pode sobreviver com uma redução de 50% das referências que comercializa".

Os produtos vão esgotando aos poucos, do açúcar ao gás, passando pela farinha. O empresário lembra que o último abastecimento regular aconteceu há exatamente um mês.

"Todos os dias esgota mais uma coisa. O açúcar esgotou há um dia ou dois, o leite irá esgotar nos próximos dois dias. Assim sucessivamente. Isto já se vai arrastando, há um mês que o navio de escala não vem às Flores".

Arlindo Lourenço diz que o que vai recebendo são "migalhas" e que ainda aguarda mercadoria que encomendou em janeiro. O empresário espera que o navio Margareth - que o Governo Regional fretou para abastecer a ilha a partir deste mês - faça escala nas Flores na próxima quinta-feira, "se o tempo o permitir".

"Se o navio não chegar nos próximos dias com todos os contentores - já se vão acumular três viagens - eu não sei", desabafa.

As perdas são muito avultadas. Se a situação se mantiver há empresários que vão ter de fechar portas. "Já tenho colegas a ligar-me, a dizer que temos de tomar uma atitude extrema que é fechar as empresas. Com os prejuízos que estamos a ter, qualquer dia não é viável ter a porta aberta".

O empresário fala em caos no abastecimento. A Força Aérea Portuguesa fez até agora dois voos para levar bens de primeira necessidade mas, segundo Arlindo Loureço, está longe de chegar.

"Veio uma vez, trouxe leite e açúcar, julgo. Para nós não trouxe nada. Hoje a Força Aérea trazia só rações para animais, porque ainda não tinham conseguido trazer rações às Flores".

"A Força Aérea não é solução, traz 5 mil quilos, a carga tem de ser descontentorizada. A mercadoria está toda contentorizada na praia da Vitória, e alguns em viagem do continente para os Açores. A Força Aérea é um pequeno remedeio para trazer coisas muito prioritárias mas não é solução de forma nenhuma".

Os empresários das Flores pedem apoios de exceção, porque a construção do porto das Lajes vai demorar muito tempo.

Arlindo Lourenço diz que é toda a economia da ilha que está em causa.

"Isto já se prolonga desde 2019, as empresas estão a perder muito dinheiro ao longo desse tempo. Nós não conseguimos sobreviver, está a pôr em risco a economia das Flores de forma geral".

"O Governo já vai atrasado, devia ter dado prioridade e ter acelerado as obras no porto das Lajes das Flores, principalmente a proteção do molhe", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+