Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incidente com comboio lotado em Benfica poderia ter acontecido mesmo sem greve, diz sindicato

02 mar, 2023 - 13:58 • Carla Fino , Inês Rocha

"A oferta é claramente insuficiente para a procura que existe nas horas de ponta nas zonas urbanas. Isto faz com que os comboios andem sempre lotados", denuncia o sindicato.

A+ / A-

O incidente de ontem na CP, na Linha de Sintra poderia ter ocorrido mesmo sem greve. A denúncia é do Sindicato Independente dos Trabalhadores do Setor Ferroviário.

O comboio da CP que circulava ontem, estava lotado, num dia de paralisação dos trabalhadores, o que o levou a ficar parado mais de uma hora perto da estação de Benfica, em Lisboa, por ter sido acionado o sistema de segurança.

"Isto podia acontecer fora de um período de greve. A oferta é claramente insuficiente para a procura que existe nas horas de ponta nas zonas urbanas. Isto faz com que os comboios andem sempre lotados", diz António Salvado, em declarações à Renascença.

Para o dirigente, 25% de comboios a garantir serviços mínimos é suficiente - desde que a oferta esteja adequada à procura.

"Se tivéssemos mais oferta, os tais 25% decretados como serviços mínimos também seriam mais e não haveria este atropelo", afirma o dirigente.

"Tem havido bastantes greves e tem-se provado que os 25% têm sido suficientes. Até à data, depois de muitas greves, nunca houve uma situação destas, foi uma coincidência".

Nas redes sociais, houve relatos de pessoas a forçar as portas e a saírem para a linha. Os serviços de emergência deslocaram-se ao local.

A circulação ferroviária foi cortada em ambos os sentidos. Os utentes da CP deslocaram-se pela linha em direção à estação de Benfica, através de um corredor de segurança criado pela PSP.

A CP iniciou uma avaliação interna ao incidente.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+