Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sinodalidade

Bispo de Setúbal pede especial empenho no processo sinodal

01 mar, 2024 - 12:59 • Redação

Em nota enviada à Renascença, a Diocese de Setúbal adianta que para concretizar o desafio de consulta das Igrejas locais, a “equipa sinodal diocesana elaborou um guião orientador enviado ao Clero e aos Coordenadores Locais para apoiar os grupos de trabalho”.

A+ / A-

A Diocese esclarece que “com base neste documento, os grupos irão desenvolver a sua reflexão até ao dia 5 de março” e que “os resultado desse trabalho será depois transmitido à Equipa Diocesana através de um questionário on-line”.

Numa mensagem enviada às comunidades, o Cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, pediu “especial empenho nesta nova fase do processo sinodal”, porque “infelizmente ainda é necessário estimular, promover, insistir… ainda não é o nosso modo normal”.

“Peço a todos os agentes pastorais das mais diversas responsabilidades e múnus para corresponderem ao calendário que o nosso grupo diocesano de trabalho sinodal desenhou e propõe. Força, coragem”, prossegue

A nota da Diocese adianta ainda que “está previsto um encontro com os Coordenadores Locais para apresentação e diálogo em torno da síntese diocesana que será depois entregue ao bispo diocesano e, posteriormente, enviada à Conferência Episcopal Portuguesa”.

Segundo o esquema, entre os dias 11 e 15 de março vai estar a ser elaborada a síntese e no dia 17 de março há o referido encontro de coordenadores locais.

A Diocese termina recordando que “a Rede Sinodal está em contacto com todas as dioceses portuguesas, para informar sobre o pulsar do Sínodo em Portugal”.



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+