Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Via Crucis

Guimarães dinamiza Via Sacra solidária

29 fev, 2024 - 09:05 • Henrique Cunha

"Via Crucis - Iter Humanitatis" é um espectáculo que reescreve a eterna Via Sacra numa perspectiva contemporânea, com música ao vivo que inclui canções atuais de Pedro Abrunhosa, Marisa Liz, e Tiago Bettencourt.

A+ / A-

A "Via Crucis - Iter Humanitatis" é uma iniciativa da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, que, nas palavras do seu pároco, o padre Leonel Cunha, pretende "olhar para os passos últimos de Jesus e olhar também para a dor e sofrimento atuais". Esse caminho da Cruz será percorrido ao som de música ao vivo com destaque para algumas composições de autores portugueses contemporâneos.

De acordo com o Leonel Cunha, trata-se de “olhar as dores da humanidade, olhar as dores de Jesus e através da música sacra, mas também através da música contemporânea percorrer o caminho da humanidade”.

“E falamos de música pop de Pedro Abrunhosa, Carminho, Tiago Bettencourt, como a da Marisa Liz, que têm várias músicas e letras que também nos espelham muitas das dores que a humanidade atravessa”, revela.

A Via Crucis está marcada para dia 23 de março e envolve uma componente solidária.

Será paga uma entrada de 7,5 euros com a receita a reverter para o projeto de conservação e restauro da Capela de Nossa Senhora da Conceição.

“Estamos a falar de um património de interesse publico que remonta ao século XVI. Uma capela toda revestida a azulejo e talha dourada de uma beleza fenomenal. E também queremos reconstruir o seu órgão de tubos”, acrescenta o sacerdote.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+