Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas 2024

O PS "está bem"? A falta de pesos pesados, apuros nas sondagens e uma frente de esquerda a deslaçar

01 mar, 2024 - 08:00 • Susana Madureira Martins

Gelo nas veias e desdramatizar sondagens que dão vantagem à AD. É assim que o PS e Pedro Nuno Santos fazem a transição para a segunda semana oficial de campanha.

A+ / A-

Com uma semana praticamente completa de campanha, o líder socialista não se vê totalmente em apuros e consegue ver nas sondagens o copo meio cheio e diz que, até ver, a esquerda tem mais do que a AD e a Iniciativa Liberal.

É um balão de oxigénio que Pedro Nuno Santos tenta encontrar para si próprio e para o partido a pouco mais de uma semana das eleições.

A frente de esquerda começa, contudo, a deslaçar exatamente a meio da campanha, na sequência de declarações do dirigente do Livre, Rui Tavares, que abre a porta a manter o diálogo com a "direita democrática".

O troco da coordenadora bloquista Mariana Mortágua não se fez esperar, mas Pedro Nuno Santos manteve um silêncio total sobre a lebre levantada por Rui Tavares.

O PS "está bem" vai afirmando o secretário-geral do partido, que dispensa qualquer necessidade de uma "viragem" na estratégia da campanha.

A partir deste sábado é previsível que a campanha comece a ganhar músculo e nomes de peso. No fim-de-semana, a caravana sobe para o Norte do país, terreno confortável para o PS que move multidões. Na segunda-feira desce para Lisboa e para a península de Setúbal.

Nota-se, no entanto, a falta de pesos pesados na campanha socialista, desde logo do ex-secretário-geral António Costa, com presença prometida, mas ainda sem data.

É certo que Francisco Assis e José Luís Carneiro estiveram presentes no arranque da volta socialista, em Braga e no Porto, mas faltam ministros, atuais e antigos. Ou o presidente do Parlamento, Augusto Santos Silva, por exemplo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+