Legislativas 2024

⏱️ A campanha em 37 segundos. O sobe e desce das sondagens e a bifana que, ao quinto dia, não descia

29 fev, 2024 - 22:42 • Ana Kotowicz

O dia começou com sondagens e acabou com sondagens. Ao pequeno-almoço, Pedro Nuno Santos comentou os números enquanto se debatia com uma bifana.

A+ / A-

3, 2, 1... 🚀

Aconteceu nas últimas horas de campanha:
  • Fast forward. Há sondagens em que o PS desce, e há sondagens em que sobe. Mas na Sondagem das Sondagens, o empate técnico acabou. "Não há cá viragem." Pedro Nuno Santos disse-o, enquanto trincava uma bifana. E tentou fazer as pazes com um grupo de reformadas, prometendo "corrigir o que não correu bem". Montenegro tentou o mesmo com imigrantes. "Gostamos de vocês cá." Mortágua não quis fazer pazes com ninguém, mas poupou Pedro Nuno Santos.

🤚🏻🥛 Pausa para respirar: “Serão os malucos a pôr ordem no manicómio?” A pergunta pessimista é de Carlos Carvalhas, sucessor de Cunhal no PCP. Quando passava despercebido numa nona fila na Casa do Alentejo, a jornalista Cristina Nascimento pediu-lhe a opinião sobre Raimundo. “Um bom camarada que conduzirá o partido ao melhor resultado possível”, respondeu, alternando para o modo otimista de Leibniz.

🚨 E se só tiver tempo para ver uma coisa... Veja a Trilha da Campanha, ao som de Britney Spears, "Atinge-me, baby, mais uma vez". É quase certo que vai ter de ver a trilha anterior, “Adivinha quem voltou.”

📖Se em vez de ver, preferir ler... Fique a saber que Portugal é mal gerido, não consegue convergir, que os fundos europeus são uma maldição e ninguém quer mudanças - tudo opiniões do economista Nuno Palma, autor de "As Causas do Atraso Português", ditas à jornalista Sandra Afonso.

🔥 Enquanto isso, nos bastidores:

  • "A primeira vez que eu votei, foi em mim. Não tenham medo de fazer o mesmo que eu, e votem em mim." Tino de Rans pode não ter o mediatismo de outros líderes, mas nas redes sociais a campanha soma e segue, desde o cartaz móvel (o próprio Tino pendurado numa estrutura metálica) às sondagens à boca das urnas (ao lado de... urnas funerárias).

⚠️Se lhe passou despercebido...

  • A Renascença tem lançado perguntas sobre temas discutidos na campanha eleitoral. Os resultados são revelados depois de contarmos os votos no site e no Instagram.
  • A última? Atirar tinta a políticos serve os interesses do ativismo climático? A poucos minutos do fim da votação, mais de 60% das respostas diziam: "Não, esta forma de protesto é inaceitável."

📌OS NOSSOS DESTAQUES

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+