Emissão Renascença | Ouvir Online
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Envelhecimento demográfico: "Falta a cultura do abraço” e a “educação para o envelhecimento” em Portugal

João Duque

Envelhecimento demográfico: "Falta a cultura do abraço”

29 fev, 2024 • Redação


Para o comentador da Renascença, os mais velhos são vistos, muitas vezes, "quase como objetos".

O comentador da Renascença João Duque afirma que “falta a cultura do abraço” e a “educação para o envelhecimento” no que diz respeito à preparação do país para o envelhecimento demográfico.

A opinião surge no seguimento do alerta da APAV, em que é referido que há cada vez mais idosos vítimas de crime e violência.

“Há uma cultura que não se desenvolveu, infelizmente, do respeito pelos mais velhos e pelo usufruto do seu conhecimento e vemo-los muitas vezes como quase como objetos que não se deitam fora, mas que se arrumam numas caixas, que são instituições onde muitas vezes são deixados”, refere.

O economista afirma ainda que “é lastimável que até os hospitais se queixem de abandono de idosos por famílias”, particularmente durante o período de férias.

“Neste momento, cada ano que passa entram na idade superior, digamos assim, aos 70, mais pessoas do que aqueles que chegam à idade adulta ou da idade da independência”, alerta.

“Temos que criar sistemas ou redes que cuidem das pessoas de uma forma organizada, mas que as mantenham relativamente independentes e em casa. Isto significa uma maneira diferente de nos organizarmos e vamos ter que o fazer”, remata João Duque.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.