Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa Francisco: "A ideologia de género é hoje o pior perigo"

01 mar, 2024 - 11:36 • Aura Miguel

"Cancelar as diferenças é cancelar a humanidade."

A+ / A-

O Papa Francisco disse esta sexta-feiraque “o pior perigo é a ideologia de género porque anula as diferenças”.

Numa audiência aos participantes na Conferência Internacional “Homem-Mulher imagem de Deus. Para uma antropologia das vocações”, Francisco revelou ter encomendado um estudo sobre o que considera ser uma ideologia do nosso tempo “que cancela as diferenças e torna tudo igual”.

O Papa esclareceu que “cancelar as diferenças é cancelar a humanidade quando, pelo contrário, homem e mulher estão numa tensão fecunda”.

Francisco proferiu estas palavras de improviso no início do encontro, mas o discurso integral foi lido por um colaborador.

“Peço para o ler e, assim, não me canso tanto; ainda tenho gripe e sinto alguma fadiga na leitura”, justificou.

No texto do discurso, o Papa sublinhou a necessidade de a pessoa “sair do isolamento de um eu auto-referencial”, para aprofundar “uma identidade em relação que me transcende”.

É que a vida de cada um “não é um acidente de percurso, nem um mero fruto do acaso”, ou seja, “fazemos parte de um desígnio de amor e somos convidados a sair de nós mesmos e a realizá-lo, para nós e para os outros”, esclareceu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Timbo Caspite
    01 mar, 2024 Lisboa 12:17
    Esta questão de ideologia de género é mesmo uma "gonorréia mental" descabida.

Destaques V+