Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BE critica Rui Tavares e alerta professores para "truques" do PSD

01 mar, 2024 - 01:15 • Isabel Pacheco Lusa

Mariana Mortágua responde também ao porta-voz do Livre que a esquerda tem que estar concentrada em derrotar a AD e a IL.

A+ / A-
BE alerta professores para "proposta cheia de truques" do PSD
Reportagem de Isabel Pacheco

Veja também:


A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, diz que a promessa da direita para a recuperação do tempo de serviço dos professores é “cheia de truques” e "anti-natural".

Num comício realizado esta quinta-feira à noite, em Leiria, Mariana Mortágua recorda que os professores foram aconselhados a emigrar pelo governo de Passos Coelho e, agora, na proposta de devolução do tempo de serviço “há sempre um mas” do líder do PSD, Luís Montenegro.

“Recuperar o tempo de serviço, mas se for possível, mas se for exequível”, alerta a coordenadora do Bloco de Esquerda.

E quanto aos professores, o PS também não fica melhor na fotografia tirada por Mariana Mortágua, que acusa o Governo de António Costa de “nunca ter hesitado em pôr o país contra os professores”.

Dos professores para a saúde, a líder do Bloco invoca o concurso para médicos de família que ficou, no ano passado, com 70% das vagas por ocupar e criticou a atuação do ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

“O que disse o ministro da Saúde da maioria absoluta do PS? Que o concurso foi um sucesso. Faltou muito pouco para Manuel Pizarro dizer que o SNS está melhor, só o acesso aos utentes ao SNS está pior”, atirou Mariana Mortágua.

A líder do BE regressa ao tema do SNS durante um comício em Leiria, distrito por onde a caravana bloquista passa pela segunda vez nesta campanha eleitoral.

Recado ao Livre

Mariana Mortágua defendeu também que uma "esquerda forte" deve estar totalmente concentrada em derrotar a "aliança PSD/IL" e não em projetos de diálogo com estas forças políticas, mostrando-se surpreendida com a posição do Livre.

Na reta final do discurso no jantar-comício que decorre esta noite em Leiria, Mariana Mortágua referiu-se a declarações sobre cenários proferidas pelo porta-voz do Livre, Rui Tavares, que admitiu ter sido uma notícia que a surpreendeu.

"Quero apenas deixar uma nota sobre este tema e sobre estas declarações. Penso que devemos estar totalmente concentrados em derrotar a aliança PSD/IL e não em projetos de diálogos com esta aliança PSD/IL", criticou.

Segundo a coordenadora do BE, "este é o momento de lutar, este não é o momento de confundir", reiterando que é "possível derrotar a direita" e que os bloquistas não desistem desse objetivo.

"É possível derrotar a direita, é por isso que fazemos esta campanha, com esta clareza, com estes compromissos. Para travar a extrema-direita precisamos de uma esquerda forte, de um Governo que resolva as crises que alimentam o ressentimento e a desilusão", defendeu.

Mariana Mortágua citou ambas as declarações feitas hoje por Rui Tavares, a primeira das quais que se "afasta um bocadinho do resto da esquerda ao admitir que, em caso de vitória da direita, irá dialogar com o PSD e a IL".

"Disse o Rui Tavares, e cito, que a direita tem de ter com quem dialogar e que é possível fazer muita coisa em conjunto, com a IL e com o PSD, que é necessário para melhorar a nossa democracia. Poucas horas depois ouvi Rui Tavares também a dizer que estará sempre na oposição com a direita e não a negociar uma governação com a direita", referiu. .

Na opinião da líder bloquista, "essa esquerda forte, nos 50 anos do 25 de abril, sabe que não é com uma aliança PSD-IL que se vai melhorar a democracia", voltando com estas palavras a afastar-se da posição de Rui Tavares, que chegou a ser eleito eurodeputado como independente pelas listas do BE, cuja delegação acabou por abandonar em rutura com os bloquistas.

"O Bloco provará que é a alternativa que conta para o povo", prometeu Mortágua, passando depois a elencar os motivos pelos quais se deve votar no BE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+