Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Kremlin critica EUA por anteciparem uma guerra da Rússia com NATO

01 mar, 2024 - 14:17 • Lusa

O porta-voz do Kremlin alegou que a Aliança Atlântica "olha para a Ucrânia como parte do seu território".

A+ / A-

O Kremlin qualificou esta sexta-feira de "extremamente irresponsáveis" as declarações do secretário de Estado norte-americano, Lloyd Austin, que antecipou que a NATO será arrastada para um conflito com a Rússia, se a Ucrânia não resistir.

"Estamos a ouvir declarações extremamente irresponsáveis vindas de várias capitais europeias, e agora do outro lado do mar", disse o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, que explicou que as palavras de Austin "conduzem a um novo aumento da tensão".

Peskov acrescentou que as declarações de Austin "demonstram de facto a visão da NATO" no contexto da guerra na Ucrânia, alegando que a Aliança Atlântica "olha para a Ucrânia como parte do seu território".

O porta-voz do Kremlin sublinhou que as declarações do chefe do Pentágono "demonstram mais uma vez que o que a Rússia está a fazer é totalmente correto", referindo-se à invasão da Ucrânia.

Austin disse que se Presidente russo tiver sucesso na invasão da Ucrânia, "não irá parar".

"Putin continuará a tomar medidas mais agressivas na região. Se a Ucrânia cair, acredito realmente que a NATO entrará em guerra com a Rússia", disse o secretário de Estado norte-americano, durante uma sessão perante o Comité de Serviços Armados da Câmara dos Representantes dos EUA.

"Se a Ucrânia cair, Putin não irá parar ali. Continuará a avançar e a atacar os territórios soberanos dos seus vizinhos. Se forem um país báltico, têm razões para estar preocupados, porque poderão ser o próximo alvo", disse Austin, que sublinhou a importância de manter o apoio militar a Kiev para enfrentar a ofensiva russa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+