Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Natação

Diogo Ribeiro sagra-se campeão do mundo em 50 metros mariposa

12 fev, 2024 - 16:53 • Eduardo Soares da Silva

Atleta de 19 anos vence o primeiro ouro da história da natação portuguesa em Campeonatos do Mundo.

A+ / A-
Diogo Ribeiro faz história para Portugal e conquista medalha de ouro nos Mundiais de Natação Doha. Foto: Clodagh Kilcoyne/Reuters
Diogo Ribeiro faz história para Portugal e conquista medalha de ouro nos Mundiais de Natação Doha. Foto: Clodagh Kilcoyne/Reuters
Foto: Mohamed Messara/EPA
Foto: Mohamed Messara/EPA
Foto: Mohamed Messara/EPA
Foto: Mohamed Messara/EPA
Foto: Mohamed Messara/EPA
Foto: Mohamed Messara/EPA

O nadador português Diogo Ribeiro sagrou-se campeão mundial nos 50 metros mariposa, esta segunda-feira, em Doha, no Catar.

O atleta de 19 anos era o mais novo dos oito que marcaram presença na final e único com menos de 20 anos de idade. Venceu a prova com a marca de 22s97, à frente do norte-americano Michael Andrew, apontado como outro dos favoritos, e do australiano Cameron McEvoy.

Diogo Ribeiro não teve o melhor arranque, mas acabou por conseguir recuperar a distância e vencer a medalha de ouro: "Não tenho palavras, o início não foi bom, mas estou muito feliz por ser campeão do mundo".

É a primeira medalha de ouro da história da natação portuguesa em Campeonatos do Mundo.

Depois de ter chamado à atenção no fim de 2022 com tripla medalha de ouro nos Mundiais de juniores nos 50 metros mariposa, 50 livres e 100 mariposa, o Diogo Ribeiro foi o primeiro português a confirmar presença nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024 e tornou-se o primeiro atleta nacional a vencer uma medalha num Mundial com a prata nos 50 metros mariposa em Fukuoka. Junta agora uma medalha de ouro.

Nos Jogos Olímpicos, Diogo Ribeiro vai marcar presença nas provas 100 metros mariposa, 50 e 100 metros livres.

[Atualizado às 16h58]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    12 fev, 2024 Paços 23:35
    Incrível! Grannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnde campeão! Grannnnnnnnnnnnne benfiquista! Muitos parabéns!

Destaques V+