Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra Israel/Hamas

Negociações em curso por cessar-fogo temporário em Gaza

09 nov, 2023 - 13:20 • Joana Azevedo Viana

Fontes próximas das negociações dizem ao Guardian que autoridades estão a negociar uma pausa nas hostilidades de entre um e três dias.

A+ / A-

As autoridades e diplomatas de vários países estão a negociar um cessar-fogo temporário para a Faixa de Gaza em troca da libertação dos reféns que o Hamas levou para o enclave palestiniano no início da guerra, a 7 de outubro, incluindo crianças, mulheres, idosos e doentes.

O Guardian avança esta quinta-feira, citando fontes com conhecimento das negociações, que em cima da mesa está a possibilidade de uma pausa nas hostilidades de entre um e três dias, apesar de ainda nada estar decidido.

A Reuters adianta que está hoje a decorrer um "encontro trilateral" no Qatar entre os chefes da CIA, secreta norte-americana, a Mossad, secreta israelita, e o primeiro-ministro qatari, para discutir os parâmetros de um acordo para a libertação de reféns e uma pausa nos ataques de Israel a Gaza.

A agência cita uma fonte informada sobre este encontro, que envolverá também a proposta de permitir importações humanitárias de combustível para o enclave palestiniano, que está sob controlo do Hamas desde 2007.

Desde o início da guerra há cerca de um mês, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tem repetido que não haverá nenhum cessar-fogo em Gaza até os reféns, que serão mais de 240, serem libertados. Do outro lado, o Hamas diz que só libertará reféns quando houver um acordo de cessar-fogo.

Ontem à noite, numa nova declaração pública, Netanyahu voltou a sublinhar: "Quero pôr de lado todos os rumores que estamos a ouvir vindos de todas as direções e deixar uma coisa clara: não haverá cessar-fogo sem a libertação dos nossos reféns."

O Qatar tem estado a mediar as negociações entre Israel e a milícia islamita que, a 7 de outubro, invadiu o sul de Israel, numa operação sem precedentes por terra, ar e mar que fez 1.400 mortos.

Em resposta, Israel lançou uma campanha de bombardeamentos diários à Faixa de Gaza que já provocaram mais de 10.500 mortos, incluindo milhares de crianças.

[atualizado às 13h45]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+