Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra no Médio Oriente

Biden vai ligar a Netanyahu para defender "vidas inocentes" em Gaza e na Cisjordânia

29 out, 2023 - 13:56 • Joana Azevedo Viana com agências

Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA diz que Israel tem de conseguir controlar "colonos extremistas" que têm estado a atacar palestinianos na Cisjordânia.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Joe Biden, vai falar com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, este domingo, entre outros motivos para lhe pedir que controle os colonos israelitas que têm levado a cabo inúmeros ataques contra civis palestinianos na Cisjordânia.

Em declarações aos jornalistas, citadas pelo diário Haaretz, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, explicou que têm estado em marcha negociações quer quanto aos cerca de 200 reféns que o Hamas mantém na Faixa de Gaza, quer quanto à abertura da passagem de Rafah, entre Gaza e o Egito, para permitir a saída de cidadãos estrangeiros do enclave.

A essas preocupações junta-se agora a questão da violência de colonos na Cisjordânia, adiantou Sullivan.

"Netanyahu tem a responsabilidade de controlar os colonos", disse em conferência de imprensa. "Este é um desafio em curso, esperamos ver o Governo israelita agir sobre isto nos próximos tempos. Esperamos que haja responsabilização dos colonos extremistas envolvidos neste tipo de violência."

“É uma prisão”. Viagem por uma Belém irreconhecível
“É uma prisão”. Viagem por uma Belém irreconhecível

Sullivan garante que os EUA "não apoiam a matança de pessoas inocentes, palestinianas, israelitas ou outras" e que um dos objetivos do Presidente Biden é deixar clara a importância de se retomarem as negociações sobre a solução de dois Estados no Médio Oriente: Israel e Palestina.

"Falamos de forma cândida e direta, partilhamos as nossas visões de uma forma simples e vamos continuar a fazê-lo", garantiu o conselheiro de Biden sobre os contactos mantidos com Israel nas últimas três semanas.

Sobre a chamada que hoje deverá ter lugar entre Biden e Netanyahu, Sullivan acrescentou: "Digo apenas que os EUA vão deixar os seus princípios e propostas absolutamente claros, incluindo a inviolabilidade de vidas humanas inocentes."

Após o ataque de 7 de outubro do Hamas ao sul de Israel, que fez mais de 1.400 mortos, cerca de 5 mil feridos e mais de 220 reféns, os intensos bombardeamentos da retaliação israelita sobre a Faixa de Gaza fizeram, desde então, pelo menos 8.005 mortos, incluindo mais de 3.400 crianças, e cerca de 19 mil feridos no enclave palestiniano.

Israel tem também em curso batalhas na fronteira com o Líbano contra o grupo islamita Hezbollah.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+