Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra no Médio Oriente

Israel e Hamas estarão a negociar cessar-fogo e troca de prisioneiros

27 out, 2023 - 15:53 • Joana Azevedo Viana , João Pedro Quesado

Notícia está a ser avançada pela Al-Jazeera ao 21.º dia da guerra na Faixa de Gaza.

A+ / A-

As autoridades de Israel e do grupo islamita Hamas estarão a negociar um cessar-fogo, num processo mediado pelo Qatar que estará já "muito avançado".

A notícia foi avançada esta sexta-feira pela Al-Jazeera, que cita fontes próximas do processo a dizer que as negociações de um cessar-fogo e troca de prisioneiros "estão a progredir rapidamente".

A embaixadora do Qatar nas Nações Unidas, Alya Ahmed Saif Al Thani, pediu "um cessar-fogo completo", com a libertação de todos os prisioneiros, "particularmente os civis".

"Os ataques israelitas contra civis inocentes têm-se tornado catastróficos e podem entrar numa espiral de maneira que ameaça a região e o mundo. Lamentamos profundamente a falha do Conselho de Segurança da ONU em assumir as responsabilidades", declarou a diplomata à Al-Jazeera.

O Hamas rejeitou, ainda esta sexta-feira, libertar reféns até haver um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Esse cessar-fogo tem sido pedido repetidamente pela ONU - no discurso que depois se tornou polémico, António Guterres voltou a apelar a um "cessar-fogo humanitário imediato".

Os países da União Europeia, por sua vez, pediram esta quinta-feira “a abertura de corredores e pausas humanitárias que permitam o envio de alimentos, água, assistência médica”.

Segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, pelo menos 7.326 palestinianos foram mortos em ataques israelitas desde 7 de outubro. O número inclui 3.038 crianças.

De acordo com as forças armadas de Israel, 229 israelitas foram feitos reféns pelo Hamas - um aumento de cinco pessoas face aos números anteriores. 1.400 pessoas foram mortas pelo Hamas nos ataques de 7 de outubro.

[atualizada às 16h29]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+