Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Funerárias russas estão a recusar organizar velório de Navalny

27 fev, 2024 - 11:40 • João Malheiro

A porta-voz do opositor de Vladimir Putin diz que a equipa tem tentado "todas as funerárias públicas e privadas".

A+ / A-

A porta-voz de Alexei Navalny diz que as funerárias russas estão a negar pedidos para realizar uma cerimónia em honra da morte do opositor político de Putin que morreu há duas semanas.

Segundo Kira Yarmysh, a equipa e a família têm procurado "por todas as funerárias públicas e privadas" para fazer um velório a Navalny, mas as respostas tèm sido todas negativas.

"Algumas dizem que têm o serviço preenchido. Outras recusam-se quando ouvem o nome Navalny. Num lugar, disseram mesmo que estavam proibidos de trabalhar para nós", relata a porta-voz, no X (antigo Twitter).

O corpo da principal figura da oposição russa, Alexei Navalny, foi devolvido à sua mãe no sábado, depois de ter estado retido mais de uma semana pelas autoridades russas.

Apesar de ter sido descrita como uma morta por causas naturais, o Ocidente, a família e os opositores do Kremlin acreditam, consensualmente, que Navalny foi envenenado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+