Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Advogado de Navalny detido em Moscovo

27 fev, 2024 - 16:45 • Ricardo Vieira, com Reuters

A detenção de Vasily Dubkov foi avançada por vários órgãos de comunicação social russos.

A+ / A-
Navalny já não saiu da Sibéria: morreu o maior opositor de Putin
Navalny já não saiu da Sibéria: morreu o maior opositor de Putin

Um membro da equipa de advogados que acompanhou o opositor russo Alexei Navalny e a família foi detido esta terça-feira, em Moscovo.

Vasily Dubkov acabou por ser libertado. Em declarações ao site Verstka, lamentou o que disse ser uma obstrução à sua atividade de advogado.

O causídico não adiantou pormenores sobre os motivos que o levaram a ser interpelado pelas forças de segurança.

O advogado colaborou com Alexei Navalny e ajudou a mãe do opositor russo a recuperar o corpo do filho para realizar o funeral.

Alexei Navalny, de 47 anos, morreu a 16 de fevereiro numa prisão da Sibéria, onde estava a cumprir uma pena de prisão pelas suas atividades contra o regime de Vladimir Putin.

O corpo da principal figura da oposição russa foi devolvido à sua mãe no sábado, depois de ter estado retido mais de uma semana pelas autoridades russas.

Apesar de ter sido descrita como uma morta por causas naturais, o Ocidente, a família e os opositores do Kremlin acreditam, consensualmente, que Navalny foi envenenado.

A porta-voz de Alexei Navalny diz que as funerárias russas estão a negar pedidos para realizar uma cerimónia fúnebre. Segundo Kira Yarmysh, a equipa e a família têm procurado "por todas as funerárias públicas e privadas" para fazer um velório a Navalny, mas as respostas têm sido todas negativas.

[notícia atualizada]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    27 fev, 2024 aldeia 18:50
    Cá "alguém disse:quem se mete com o ps,leva,Lá,quem se mete com o Putin.......

Destaques V+