Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS acusado de bloquear audições parlamentares com "rolo compressor" da maioria

20 dez, 2023 - 18:59 • Manuela Pires , Miguel Marques Ribeiro

Socialistas chumbaram esta quarta-feira no Parlamento a realização de diversas audições. Miranda Sarmento diz que o PS mudou de líder, mas "não mudou de forma de estar no Parlamento".

A+ / A-

O líder parlamentar do Partido Social-Democrata, Miranda Sarmento, considerou esta quarta-feira que o Partido Socialista mantem a estratégia de rolo compressor da maioria absoluta, apesar de ter mudado de líder.

“O Partido Socialista pode ter mudado de liderança de secretário-geral, mas aparentemente não mudou de forma de estar no Parlamento”, declarou.

As afirmações do deputado social-democrata surgem na sequência do chumbo por parte do PS de diversas audições solicitadas pelos partidos de direita.

“A maioria absoluta continua a ser um rolo compressor e continua a chumbar aquilo que são as audições necessárias para que o Governo e outras entidades possam esclarecer os portugueses dos vários problemas que existem”, referiu Miranda Sarmento.

Esta manhã, o PS chumbou na comissão de saúde, as audições ao filho do Presidente da República, Nuno Rebelo de Sousa, a Marta Temido e Lacerda Sales (pedidas pela Iniciativa Liberal) e também aos pais das gémeas brasileiras (audição que foi tentada pelo Chega).

Apesar dos sociais-democratas não terem apresentado qualquer pedido sobre o caso das gémeas, Miranda Sarmento diz que o PSD apoiava estas audições.

As idas ao Parlamento do ministro da administração interna e do ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, feitas pelo PSD, também foram recusadas.

“Propusemos a audição nestes dois temas [imigração e Santa Casa da Misericórdia]. O tema da gêmeas foi proposto por outro partido, mas também estávamos disponíveis para que aquelas pessoas viessem ao Parlamento esclarecer esse tema".

Sobre a Santa casa da misericórdia, o PSD apresentou um pedido potestativo para forçar a audição da ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.

Também na manhã desta quarta-feira, um requerimento do PSD foi aprovado por unanimidade, na comissão de saúde, para ouvir com urgência no Parlamento o ministro da saúde sobre o acesso dos emigrantes ao Sistema Nacional de Saúde.

“Quer a imigração quer a Santa Casa são problemas estruturais do país que merecem uma resposta por parte do Governo. São problemas gravíssimos que afetam a vida de todos os portugueses”, concluiu Miranda Sarmento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+