Em Nome da Lei

Caso das gémeas. "Marcelo é visto como manobrador das dificuldades com a Administração Pública"

16 dez, 2023 - 12:00 • Marina Pimentel

O polémico caso das gémeas luso-brasileiras, tratadas no Hospital de Santa Maria, é o tema da edição desta semana do programa Em Nome da Lei. Os convidados são o especialista em Direito da Saúde, André Dias Pereira; o juiz desembargador jubilado Eurico Reis; e o professor da Universidade Católica, Luís Fábrica.

A+ / A-
"Marcelo é visto como manobrador das dificuldades com a Administração Pública"
"Marcelo é visto como manobrador das dificuldades com a Administração Pública"

Os portugueses não devem aceitar como uma banalidade a circunstância de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ser uma espécie de ouvidor do reino, defende o especialista em Direito da Saúde, André Dias Pereira, em declarações ao programa Em Nome da Lei, da Renascença.

A propósito do caso das gémeas luso-brasileiras, tratadas no Hospital de Santa Maria com o medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal, o jurista lembra que existe uma Provedora de Justiça e é muito questionável que Belém receba cartas de protesto e apelo dos cidadãos, transmitindo a imagem de que o Presidente da República pode ser um manobrador das dificuldade de relacionamento dos portugueses com a administração pública.

”Eu recordo que nós temos uma Provedoria da Justiça. Os cidadãos que vejam os seus direitos violados por parte da administração pública e precisem de uma ação forte, têm a Sra. Provedora de Justiça. Os serviços concretos de saúde têm gabinetes de utente, há um conjunto de instrumentos de reclamação. E sinceramente acho que a nossa sociedade democrática devia fazer uma reflexão muito profunda sobre aquilo que estamos a aceitar como grande banalidade: que o Sr. Presidente da República receba cartas de cidadãos descontentes.”

O próprio Marcelo Rebelo de Sousa disse que era uma espécie de Provedor. ”Disse que era normal, é um provedor. Eu acho que isso deve ser questionado porque verdadeiramente significa que eu posso ver ali na Presidência da República, alguém que me vai ajudar a manobrar nas dificuldades com a Administração Pública", sublinha André Dias Pereira.

"A nossa sociedade democrática devia fazer uma reflexão muito profunda sobre aquilo que estamos a aceitar como grande banalidade"

O também diretor de Centro de Direito Biomédico de Coimbra defende que os portugueses ficaram perplexos com este caso das gémeas luso-brasileiras que receberam o medicamento milionário porque perceberam que, afinal, o Presidente tem uma família que faz telefonemas, manda emails para a Casa Civil e procura membros do Governo, contrariando um estilo de exercício de funções em que Marcelo Rebelo de Sousa aparece com a aura de Presidente casado com a República.

“O Marcelo Rebelo de Sousa tem exercido um estilo de presidência muito solipsista; um homem só. Não se apresenta com assessores ou porta-vozes. Não apresenta a sua família. Uma forma de fazer política que os politólogos estudam e que visa dar-lhe uma aureola de imaculado, de quase casamento com a República. E de repente os portugueses ficam estupefactos ao perceber que ele não só tem família, como é uma família que escreve mails, faz telefonemas, contacta com a Casa Civil, contacta com os assessores, procura ministros, procura secretários de Estado. E portanto isso contrasta com aquela imagem que tínhamos do presidente .E realmente ficamos um pouco perplexos”, diz André Dias Pereira.

O também vice-presidente do Conselho Nacional de Ética diz que o caso das gémeas que receberam um medicamente que custou ao SNS quatro milhões de euros abre um debate que temos de fazer nos próximos anos sobre o acesso aos medicamentos de alto custo.

Dias Pereira lembra que países muito mais ricos do que nós só aprovaram o uso do medicamento dado às gémeas muito depois de Portugal e com critérios muito mais apertados e defende que União Europeia faça com os medicamentos inovadores o que fez no caso da vacina para a Covid-19.

”Há um pipeline. Há uma linha que nos próximos cinco anos vai trazer muitos e muitos medicamentos maravilhosos, uns melhores do que outros, de terapia génica, com custos elevadíssimos. Por exemplo, a FDA dos Estados Unidos aprovou há poucos meses um medicamento que custa 3,5 milhões de dólares; o dobro do Zolgensma. É algo de extraordinário que a ciência evolua. E que nós sejamos solidários e apoiemos as pessoas com doenças raras e com doenças genéticas. Temos de conseguir fazer isso. Mas uma coisa é ser solidário, outra coisa é ser néscio. Nós temos de ser capazes de discutir o preço do medicamento. E eu gostava de deixar aqui uma ideia. Assim como se fez para a vacinação Covid, é preciso convocar a União Europeia. Isso envolve a revisão dos Tratados, envolve muito trabalho para que a UE, com 450 milhões de habitantes, tenha outro poder negocial com a indústria farmacêutica que não tem um pais de 10 milhões de habitantes.”

A "cunha" é uma reminiscência do Estado Novo

O juiz desembargador jubilado Eurico Reis reconhece que há indícios de que houve favorecimento no acesso à saúde no caso das gémeas, para quem o Infarmed aprovou em três dias o acesso ao medicamento milionário.

"Uma coisa é ser solidário, outra coisa é ser néscio"

E a propósito da consulta marcada pelo ex-secretário de Estado da Saúde, lamenta que quando estamos a comemorar os 50 anos do 25 de Abril, a "cunha" ainda seja uma realidade. ”No geral, isto é tudo uma reminiscência o Estado Novo que era corrupto até à medula. E este sistema das cunhas era tão normal como respirar. Nós vamos fazer 50 anos de Democracia e continua tudo na mesma. Infelizmente.”

O professor da Universidade Católica, Luis Fábrica, considera que este caso das gémeas é só mais um em que é extremamente difícil perceber o que se passa. Porque a informação é tornada pública aos bochechos e depois objeto de meias verdades pelos decisores políticos.

A propaganda e a manipulação, diz o especialista em Direito Administrativo, estão a tomar conta do fenómeno político, o que impede um verdadeiro escrutínio.

"Preocupa-me muito a forma como as técnicas de comunicação estão a tomar conta do fenómeno político. Quer-me parecer que é uma situação perigosa, e muito perigosa para a democracia. E além deste exemplo mais recente, que tem o valor que tem, preocupa-me que ao longo dos últimos anos tenha havido cada vez mais esta teia de meias verdades que cobre os fenómenos políticos e que impede a 'accountability' [responsabilização].”

"Preocupa-me muito a forma como as técnicas de comunicação estão a tomar conta do fenómeno político"

Luís Fábrica defende que vivemos tempos paradoxais. Embora tenhamos cada vez mais informação, estamos cada vez menos informados: "Nós temos cada vez mais acesso a dados, às redes sociais, mas esses dados são cada vez mais manipulados”.

O jurista acha que a comunicação social não consegue fazer o contraponto a isso, porque é a sua obrigação. “Não tem conseguido. Aparece um decisor político qualquer a falar na comunicação social. E nós como cidadãos espectadores gostávamos de lhe perguntar a),b) ou c) e ninguém lhe pergunta. Ele diz aquilo que lhe apetece dizer. Os políticos fazem autênticos passeios nas entrevistas que dão à comunicação social. E, de facto, temos tido uma demissão da comunicação social nesta responsabilidade que é sua”, lamenta.

Declarações ao programa Em Nome da Lei, da jornalista Marina Pimentel, que será emitido este sábado pela última vez pela Renascença, mas pode sempre ser ouvido nas plataformas de podcast.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Andre Souza
    16 dez, 2023 ALVERCA DO RIBATEJO 17:56
    Uma prenda que a maioria dos ouvintes da RR não queria. Vamos ter saudades deste espaço. Uma excelente jornalista! Bem haja por todos os bons debates/discussões/opiniões dos vários quadrantes. Obrigado!
  • Rui Dias
    16 dez, 2023 coimbra 13:33
    Ainda bem que é o último programa! Não deixa saudades. Só de ouvir o Eurico Reis...é uma obsessão !!!

Destaques V+